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José Pereira da Graça Aranha (1868 – 1931) foi considerado um dos chefes do movimento renovador de nossa literatura, passou pelo Espírito Santo na época do Brasil Império, onde se inspirou para escrever seu famoso romance Canaã. Porém, sua formação não estava diretamente ligada à literatura e a função que ele veio exercer em Cachoeiro de Santa Leopoldina o cargo de:
Baseada na temática sobre Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. Julgue os itens corretos que se seguem:
I. Uma concepção atual dos direitos humanos incorpora os conceitos de cidadania democrática, cidadania ativa e cidadania planetária, que foram inspiradas em valores humanistas e embasadas nos princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, dessa forma, afirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependência. II. A construção de uma concepção da cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, a formação de cidadãos(ãs) conscientes de seus direitos e deveres, reconhecendo o princípio normativo da dignidade humana, englobando a solidariedade internacional e o compromisso com outros povos e nações. III. A democracia é um regime alicerçado na soberania popular, na justiça social e no respeito integral aos direitos humanos. No entanto, nem sempre ela é fundamental para a ampliação e a concretização dos direitos. Dessa forma, para o exercício da cidadania democrática, a educação, como direito de todos e dever do Estado e da família não está vinculada à formação do cidadão.
De acordo com o entendimento dos fundamentos da educação, marque verdadeiro (V) ou falso (F) em relação ao saber popular e o saber erudito:
( ) As camadas populares produzem um saber, que se conceitua como conhecimento comum e que apresenta uma sistematização muito semelhante aos adotados nos conhecimentos científico e filosófico. ( ) Segundo Lefebvre, antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência e prática. Portanto, os homens como seres sociais dinâmicos e contraditórios, vivem experiências que precisam ser explicadas. Essas explicações, muitas vezes, apresentam uma lógica distinta do saber erudito, ou seja, existe um modo diferente de entender, ver e valorar o mundo. ( ) Em geral, um dos problemas que surge no encontro desses saberes é que frequentemente a academia e a escola não costumam reconhecer como válido e consistente o conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana. ( ) A produção dos saberes popular e erudito é bastante distinta. O saber popular surge da experiência e da reflexão das experiências cotidianas acumuladas, enquanto que o saber erudito nasce nas academias por meio da educação formal.
A pedagogia contemporânea defende uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no entanto, no cotidiano escolar ainda prevalece nas práticas avaliativas, uma ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem. O uso dos resultados das avaliações encerra-se na obtenção e registro do valor mensurável da aprendizagem do aluno atribuído pelo professor. Portanto, encerrando-se o ato de avaliar que, após o valor ser registrado, definitivamente, o aluno permanecerá nesta situação de determinantemente classificado. Contudo, o momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem para retomar a prática pedagógica.
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve:
_________________conta com uns objetivos para a organização do trabalho no ambiente escolar. Seguem alguns desses objetivos: resgatar a intencionalidade da ação educativa, superar o caráter fragmentado das práticas educativas, racionalização dos espaços e recursos para atingir os fins do processo educativo e superar as imposições ou disputas de vontades individuais, construindo a participação de todos na gestão democrática.