Filtrar


Questões por página:
É importante que se diferencie a fala da linguagem. A primeira é definida como a sequencialização de fonemas por meio de um ato motor para a produção das palavras; a segunda, como o processo que envolve a fala e outras habilidades com a finalidade de atingir a comunicação efetiva e a interação com outras pessoas. O desenvolvimento típico de linguagem e fala em crianças de determinado intervalo de idade apresenta as seguintes características:

I) aumenta seu vocabulário para 1.500 palavras;
II) compreende questões mais complexas;
III) consegue usar o tempo verbal no passado;
IV) apresenta a capacidade de definir algumas palavras;
V) sabe listar itens que pertençam à mesma categoria, tais como animais e carros, bem como explicar como realizam algumas atividades.

Essas características são típicas de crianças da seguinte faixa etária:
Para a indicação do uso de próteses auditivas em indivíduos adultos, é necessária a realização dos seguintes exames:
O exame polissonografia é indicado quando o paciente apresenta:
Na maternidade, ao aplicar o teste “Protocolo de avaliação do frênulo da língua com escores para bebês (Martinelli,2013)”, durante as primeiras 48 horas após o nascimento, é realizada somente a avaliação anatomofuncional, uma vez que os aspectos analisados não se modificam ao longo do tempo. Com essa avaliação, é possível diagnosticar os casos mais severos de limitação do movimento da língua, indicando a necessidade de liberação do frênulo lingual. Essa indicação é dada quando o escore da avaliação anatomofuncional for igual ou maior que:
A frequência fundamental da voz é afetada pelo sexo e pela idade. Nas mulheres jovens sem alterações vocais, tem-se uma distribuição média dessa frequência nos valores entre: