Filtrar


Questões por página:
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, conceituam que a aprendizagem da escrita alfabética passam por quatro períodos, são eles: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. De acordo com essa afirmativa podemos considerar que o estudante pré-silábico é o que tem as habilidades em:
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky pesquisaram e definiram os cinco níveis de desenvolvimento da escrita a partir do momento em que o individuo compreende para que serve a escrita, ou seja, que ela tem uma utilidade. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico. Pode-se identificar um estudante no nível silábico, de acordo com os resultados obtidos pelas autoras quando:
A aprendizagem baseada em problemas (PBL, do inglês problem-based learning) é uma das Metodologias Ativas utilizadas atualmente durante o processo de Ensino aprendizagem. Esse tipo de Metodologia: PBL tem como inspiração os princípios da escola ativa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e preparam-se para resolver problemas relativos às suas futuras profissões. Inspirado na Harvard Medical School, as fases da PBLsão:
I- Fase I: Identificação do(s) problema(s); formulação de hipóteses; solicitação de dados adicionais; identificação de temas de aprendizagem; elaboração do cronograma de aprendizagem e estudo independente. II- Fase II: Retorno ao problema; crítica e aplicação das novas informações; solicitação de dados adicionais; redefinição do problema; reformulação de hipóteses; identificação de novos temas de aprendizagem e anotação das fontes. III- Fase III: Retorno ao problema e ampliação da aprendizagem avaliação.
É CORRETO o que se afirma em:
Consoante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018), a transição entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo:
I- Integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. II- As singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, é supérfluo, assim como a natureza das mediações de cada etapa. III- Estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
É CORRETO o que se afirma em:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Portanto, define-se como Unidade Temática: