Filtrar


Questões por página:
Considere que um preceptor está em atendimento ambulatorial supervisionando um discente, que realiza o atendimento de uma paciente de 71 anos de idade com queixas de desânimo, ganho de peso, fadiga, constipação intestinal e queda de cabelo.
O discente adota a conduta de solicitar exames complementares, com a justificativa de que seria importante descartar um diagnóstico clínico evidenciado por alterações em
A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre as diferentes modalidades de internação psiquiátrica (voluntária, involuntária e compulsória), estabelecendo critérios para sua realização.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Na internação voluntária, o paciente tem o direito de solicitar sua alta a qualquer momento, mesmo se não houver a concordância do médico assistente quando ocorrer a solicitação.
II. Independentemente da modalidade, a internação deve ter como objetivo a estabilização do quadro psiquiátrico, mas também deve se preocupar com a (re)inserção social do paciente.
III. Durante a internação, a assistência deve ser multiprofissional, incluindo intervenções médicas, psicológicas, sociais e ocupacionais.
Estão corretas as afirmativas
Analise os objetivos a seguir referentes à Política Nacional de Promoção da Saúde.
I. Promover a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios.
II. Valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares.
III. Promover o empoderamento e a capacidade para a tomada de decisão e a autonomia de sujeitos e coletividades por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais e de competências em promoção e defesa da saúde e da vida.
IV. Estabelecer estratégias de comunicação social e mídia direcionadas ao fortalecimento dos princípios e ações em promoção da saúde e à defesa de políticas públicas saudáveis.
São objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde:
A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre dois temas centrais do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um desses temas centrais a
Considere que uma mulher de 26 anos de idade, em acompanhamento com a Estratégia de Saúde da Família há 15 anos, atualmente está em tratamento de distúrbio ansioso depressivo, sem outras comorbidades. Ela busca o acolhimento, relatando que se casará em breve, e solicita o seu prontuário para levá‑lo à nova unidade de referência, no bairro vizinho.
Nesse caso, a conduta mais adequada é