Filtrar


Questões por página:
A figura representa dois anteparos separados por uma distância D. Sobre o primeiro anteparo incide um feixe de raios luminosos horizontais, de luz monocromática. No anteparo existem duas fendas F1 e F2, separadas por uma distância d, muito menor que D, através das quais a luz se difrata e forma, sobre o segundo anteparo, uma figura de interferência. O ponto P é um dos pontos mais próximos do ponto central O equidistante das fontes F1 e F2 onde se localiza uma franja escura. A diferença de percurso no ponto P entre as duas luzes provenientes das fendas F1 e F2 é 2,4.10-7m.
Imagem associada para resolução da questão


Assim, a cor usada no experimento é
Um gerador de força eletromotriz ɛ e resistência interna r é usado para alimentar três resistores ligados como mostra o esquema abaixo:
Imagem associada para resolução da questão



Com a chave C aberta, o voltímetro (ideal) indica 36 V. Com a chave fechada, o amperímetro (ideal) indica 10 A.

Sendo assim, a resistência interna r do gerador é de
Duas lentes esféricas e delgadas, uma convergente de 2 di e outra divergente, de mesmo eixo principal, estão separadas por uma distância de 25cm.

Imagem associada para resolução da questão


Nessas condições, formam um sistema óptico afocal, como ilustra a figura. A convergência da lente divergente é:
Um objeto linear encontra-se em frente a um anteparo vertical localizado a uma distância d. Introduz-se entres eles uma lente convergente, cujo eixo principal é horizontal. Verifica-se que existem duas posições, separadas por uma distância d/2, nas quais a lente sendo colocada, obtém-se imagens nítidas do objeto projetadas no anteparo. Quando a lente está mais próxima do objeto, a altura da imagem é i; quando a lente está mais afastada do objeto, a altura da imagem é i`.
A razão i/i´ é igual a
Um raio de luz monocromática, vindo do ar, chega com ângulo de incidência î à superfície livre da água contida num recipiente, como mostra a figura 1. Sendo o índice de refração da água nA, ele emerge com ângulo de refração r1. Se para chegar à água esse raio luminoso tiver que atravessar uma tampa de vidro de índice de refração nV > nA, como mostra a figura 2, emergirá com ângulo de refração r2. Se, porém, para chegar à água tiver que atravessar uma tampa de plástico de índice de refração nP < nA, como mostra a figura 3, emergirá com ângulo de refração r3.
Imagem associada para resolução da questão

Esses ângulos de refração são tais que