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Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
O assédio moral é considerado uma das formas de violência no trabalho que se configura por “condutas abusivas, intencionais, frequentes e repetidas, que ocorrem no meio ambiente laboral, cuja causalidade se relaciona com as formas de organizar o trabalho e a cultura organizacional, que visa humilhar e desqualificar um indivíduo ou um grupo, degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua integridade pessoal e profissional” (HELOANI & BARRETO apud TOLFO et al.,2020, p.341).
Sobre o assédio moral no trabalho, considere as afirmativas abaixo:
I - Os aspectos definidores do assédio moral no trabalho são o caráter processual, a presença de atos sociais negativos e o desequilíbrio de poder.
II - São características complementares a definição do assédio moral no trabalho: a intencionalidade, a recusa às diferenças e a direcionalidade.
III - O assédio moral no trabalho traz consequências para o indivíduo assediado, para a organização e para a sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em
Sobre o assédio moral no trabalho, considere as afirmativas abaixo:
I - Os aspectos definidores do assédio moral no trabalho são o caráter processual, a presença de atos sociais negativos e o desequilíbrio de poder.
II - São características complementares a definição do assédio moral no trabalho: a intencionalidade, a recusa às diferenças e a direcionalidade.
III - O assédio moral no trabalho traz consequências para o indivíduo assediado, para a organização e para a sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Há várias teorias para a compreensão da Saúde Mental do Trabalhador. As principais são: Teoria do estresse, Psicodinâmica do trabalho, Epidemiologia e Teoria da subjetividade (TOLFO et al.,2020).
Considerando as principais formas de intervenção realizada por cada abordagem, associe as COLUNAS I e II, a seguir:
COLUNA I
(1) Teoria do estresse (2) Psicodinâmica do trabalho (3) Epidemiologia (4) Teoria da subjetividade
COLUNA II
( ) Entrevistas ( ) Escalas, questionários e escuta do sujeito ( ) Escuta do sujeito ( ) Questionários
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando as principais formas de intervenção realizada por cada abordagem, associe as COLUNAS I e II, a seguir:
COLUNA I
(1) Teoria do estresse (2) Psicodinâmica do trabalho (3) Epidemiologia (4) Teoria da subjetividade
COLUNA II
( ) Entrevistas ( ) Escalas, questionários e escuta do sujeito ( ) Escuta do sujeito ( ) Questionários
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Sobre a Avaliação de Desempenho (AD), conforme Peixoto e Caetano (2013), é INCORRETO afirmar que
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), é INCORRETO afirmar que
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
Considerando o referencial teórico de Borges e Albuquerque (2014) sobre socialização organizacional, leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - A socialização organizacional é o processo em que o indivíduo se torna membro de uma organização na condição de trabalhador. Além da socialização organizacional, há os fenômenos da socialização profissional (inserção em uma profissão) e da socialização ocupacional (inserção em uma ocupação).
II - Existem alguns enfoques de estudo sobre a socialização organizacional. Dentre eles, estão: o enfoque das táticas organizacionais, o enfoque desenvolvimentista, o enfoque dos conteúdos e informação, e as tendências integradoras.
III - São exemplos de comportamentos proativos dos sujeitos socializantes ao ingressarem em uma organização: busca de informação e feedback, construção de relacionamentos, tutorização informal e treinamento introdutório.
IV - A proatividade do sujeito da socialização não isenta a organização de agir em apoio à socialização dos seus trabalhadores.
V - As tendências integradoras articulam diferentes níveis de análises, e não atribuem um lugar importante aos contextos organizacional e extraorganizacional.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
I - A socialização organizacional é o processo em que o indivíduo se torna membro de uma organização na condição de trabalhador. Além da socialização organizacional, há os fenômenos da socialização profissional (inserção em uma profissão) e da socialização ocupacional (inserção em uma ocupação).
II - Existem alguns enfoques de estudo sobre a socialização organizacional. Dentre eles, estão: o enfoque das táticas organizacionais, o enfoque desenvolvimentista, o enfoque dos conteúdos e informação, e as tendências integradoras.
III - São exemplos de comportamentos proativos dos sujeitos socializantes ao ingressarem em uma organização: busca de informação e feedback, construção de relacionamentos, tutorização informal e treinamento introdutório.
IV - A proatividade do sujeito da socialização não isenta a organização de agir em apoio à socialização dos seus trabalhadores.
V - As tendências integradoras articulam diferentes níveis de análises, e não atribuem um lugar importante aos contextos organizacional e extraorganizacional.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS