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Segundo Albertina Martínez (2007) quanto maior for o compromisso social do psicólogo escolar:

Vera Gomes (2007) realiza algumas considerações sobre a formação do psicólogo escolar e seus impasses. A partir desse contexto, analise os itens abaixo:

I – A função social do psicólogo escolar estará sempre e diretamente relacionada ao compromisso ético-políticocultural que caracteriza a prática educativa envolvida com a transformação da realidade social.

II – No Brasil, a década de 70 trouxe a volta do regime democrático. Os problemas socioeducacionais e políticos passaram a ter um fórum mais amplo para discussão.

III – Há produção razoável no Brasil sobre a Psicologia Escolar e Educacional, mas a utilização das práticas é ainda precária, sendo necessárias políticas e estratégias que melhorem essa situação.

Verifica-se que está(ão) correta(s):

Conforme o Art.54 do Estatuto da Criança e do Adolescente é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

I - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

II - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

III - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo.

IV - Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

V - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular de ensino.

Estão corretos os itens:

Philippe Ariès (2006) afirma que a descoberta da infância começou no século XIII. Mas, os sinais de seu desenvolvimento tornaram-se numerosos e significativos a partir do fim do século XVI e durante o século XVII.

Assinale a alternativa correta frente às mudanças que ocorreram na história da infância.

A partir do conceito de juventude como categoria social, afirma-se que:

I – A juventude como categoria social é definida a partir de uma faixa etária específica.

II – Essa perspectiva concebe a juventude como um grupo coeso.

III – A juventude é uma representação ou criação simbólica produzida pelos grupos sociais para significar uma série de comportamentos e atitudes a ela atribuídos.

V – Trata-se de limites etários, e principalmente, de representações simbólicas e situações sociais com suas próprias formas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):