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A razão pela qual os comportamentos antissociais se desenvolvem está longe de ser esclarecida, mas sabe-se que existem fatores genéticos e fatores ambientais implicados no seu desenvolvimento. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A genética pode desempenhar um papel importante, mas as pesquisas nessa área ainda não são conclusivas e indicam apenas que a contribuição da genética pode ser de pequena a moderada no desenvolvimento de comportamentos antissociais.
( ) A maior parte das pesquisas está relacionada a fatores ambientais e incluem estudos com gêmeos, padrões familiares e características cognitivas das crianças.
( ) A teoria de Patterson (1982) sobre o modelo de família coercitiva está entre as mais conhecidas explicações sobre o desenvolvimento dos comportamentos antissociais.
( ) Depressão, ansiedade e estresse nos cuidadores estão relacionados ao desenvolvimento de comportamentos antissociais nas crianças. Esses problemas nos pais afetam a família, pois, durante os estados de ânimo alterados, os pais não estão emocionalmente disponíveis para seus filhos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Embora seja difícil afirmar quais crianças desenvolverão sintomas na idade adulta, alguns fatores de risco foram identificados como indicadores da continuação dos comportamentos antissociais na vida adulta. Acerca do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A idade de início é o primeiro fator de risco. Crianças que desenvolvem comportamentos antissociais antes dos 6 anos parecem ter maior probabilidade de manter esses comportamentos quando adultos.
2. A idade de início é um fator de risco importante, mas indivíduos que desenvolvem comportamentos antissociais somente na adolescência têm maior probabilidade de manter esses comportamentos na vida adulta, quando comparados às crianças que desenvolvem esses comportamentos antes dos 6 anos.
3. Um fator de risco é a amplitude do comportamento desviado. Crianças que apresentam comportamentos antissociais na escola e em casa têm maior risco de manter esses comportamentos até a vida adulta, quando comparadas às crianças que apresentam os problemas em apenas um contexto.
4. A frequência, a diversidade e a intensidade dos comportamentos antissociais não são consideradas fatores de risco para que os problemas persistam até a vida adulta.

Assinale a alternativa correta.
Apesar das dificuldades no esclarecimento do curso do transtorno de conduta, psicólogos desenvolvimentistas acreditam que esse transtorno pode apresentar duas vias de desenvolvimento: uma denominada “iniciadores precoces” e a outra “iniciadores tardios”. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Iniciadores precoces são aquelas crianças que começam com sintomas relativamente moderados, desenvolvendo inicialmente comportamentos de oposição na infância, que logo pioram para transtornos de conduta na média infância.
( ) Iniciadores precoces têm pior prognóstico e os problemas tendem a se prolongar até os transtornos de personalidade antissocial na vida adulta.
( ) Iniciadores tardios têm prognóstico pior que os iniciadores precoces.
( ) Iniciadores tardios desenvolvem comportamentos antissociais na adolescência, que tendem a desaparecer na passagem da adolescência para a vida adulta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A forma como os pais interagem e educam seus filhos pode levar ao desenvolvimento de problemas de comportamentos, inclusive os comportamentos antissociais. As famílias podem incentivar esses comportamentos antissociais por meio das seguintes atitudes, EXCETO:
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA, 2004), os critérios diagnósticos do transtorno de conduta são padrão repetitivo e persistente de comportamento no qual são violados: