Filtrar


Questões por página:
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, afrodescendente, diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica havia cinco anos, compareceu ao ambulatório para sua avaliação de rotina, apresentando apenas queixa de edema indolor de membros inferiores. O edema surgia no período vespertino na região maleolar bilateralmente. O paciente é tabagista há vários anos e usa regularmente besilato de anlodipino 10 mg uma vez ao dia. Ao exame físico foram constatados IMC de 29 kg/m2, circunferência abdominal de 96 cm, pressão arterial de 154 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 81 bpm, edema de membros inferiores pré-tibial bilateralmente, mole e sem sinais flogísticos. Não foram constatadas outras alterações. Os exames laboratoriais mostraram triglicerídeos = 202 mg/dL; colesterol total = 282 mg/dL; HDL colesterol = 39 mg/dL; LDL colesterol = 202 mg/dL. Os exames complementares não mostraram alterações. Com base nesse caso clínico, julgue o item que se segue.
Nesse caso, deve-se proceder à estratificação do risco cardiovascular, por meio da realização do teste ergométrico, para avaliar a necessidade de terapia hipolipemiante.

Acerca da prevenção e detecção precoce da aterosclerose, julgue o seguinte item.


Escore de cálcio igual a zero, obtido mediante tomografia de coronárias, é altamente preditivo de ausência de estenose significativa das artérias coronárias, estando relacionado a um prognóstico favorável.

Acerca da prevenção e detecção precoce da aterosclerose, julgue o seguinte item.

Os ácidos graxos ômega-3 — ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA) — presentes em peixes reduzem a concentração de triglicérides, aumentam o colesterol HDL (high density lipoprotein) e diminuem a proporção de partículas pequenas e densas do colesterol LDL (low density lipoprotein).

Julgue o item a seguir, relativo à nutrição do paciente em medicina interna.


Está comprovada a eficácia do suco de cranberry (Vaccinum macrocarpon) na prevenção de episódios de infecções recorrentes do trato urinário inferior, devendo-se incluí-lo na dieta de pacientes internados acometidos por esse tipo de infecção.

Julgue o item a seguir, relativo à nutrição do paciente em medicina interna.


Sendo os ácidos graxos saturados os maiores responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol LDL (low density lipoprotein), esses lipídios devem totalizar, no máximo,15% do valor energético diário total consumido por pacientes adultos portadores de síndrome metabólica.