Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Para que o tema do texto seja introduzido, o autor utiliza um recurso que demonstra

A lavagem gástrica é um procedimento de urgência que deve ser realizado nos casos de ingestão acidental ou intencional de substâncias tóxicas (medicamentos, plantas, etc.), a fim de diminuir a exposição e absorção da substância em questão. Considerando-se o tema lavagem gástrica, observe se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I É indicada na ingestão de cáusticos ou corrosivos, de hidrocarbonetos com alta volatilidade (solventes em geral) e em casos de varizes de esôfago de grosso calibre.

II O comprimento da sonda a ser introduzida para a lavagem deve ser medido colocando-se a sua extremidade na parte superior da cabeça (região frontal) até a cicatriz umbilical, marcando-se esta delimitação com uma tira adesiva.

III Em adultos, uma lavagem gástrica bemsucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água). Administram-se pequenas quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes maiores podem “empurrar” o toxicante para o duodeno.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Há situações em que a via intravenosa pode estar prejudicada, devido às condições clínicas do paciente, como a caquexia, a desidratação e a terapêutica com agentes esclerosantes. A hipodermólise pode ser implementada como via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para reposição de fluidos, eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente hospitalar, quanto em atendimento domiciliar. Em relação à hipodermólise, é correto afirmar que:
A falta de higiene, a precocidade da vida sexual e a manutenção de grande número de parceiros sexuais estão relacionadas a um maior risco de câncer do colo do útero, ao lado de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Esses fatos sugerem que certos comportamentos sexuais aumentam a exposição das pessoas a alguns vírus que se relacionam com o surgimento do câncer. Esses vírus são o:
Na síndrome hiperosmolar, o paciente típico é, geralmente, idoso que adentra às unidades de emergência com alterações de consciência, crises convulsivas e sintomas sugestivos de acidentes vasculares cerebrais. Tal síndrome se caracteriza por: