Filtrar


Questões por página:
Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de

O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais.
Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em “O Marxismo e a Filosofia da Linguagem”, é:

Um consenso operacional, envolvendo algumas percepções, permite a ocorrência de uma definição comum da situação. No entanto, se a representação vacila ou é contrariada, pode haver uma ruptura na interação.
Quando Goffman menciona situações de risco de ruptura, ele aponta atributos e práticas defensivas que evitam a ocorrência de incidentes, como “gafes”, “mancadas” e “passos em falso”. No caso específico de situações de interação, das quais podem advir consequências importantes, como as de entrevista de candidato a trabalho, de apresentação de profissionais da televisão e de políticos, ele aponta atributos e práticas defensivas de

No âmbito da representação dramática, E. Goffman descreve as funções possíveis de um determinado espaço com as seguintes ideias: é o lugar onde se fabrica, laboriosamente, a capacidade de uma representação expressar algo além de si mesma; é onde as ilusões e impressões são abertamente construídas; é onde aparelhos como telefone são guardados de modo que possam ser usados particularmente; é onde os trajes e outras partes da fachada pessoal podem ser regulados e revistados, a fim de se descobrirem as imperfeições.

O espaço a que Goffman está-se referindo é o(a)

Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado “Man and Society” (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.

I – As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.

II – O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.

III – O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.

IV – Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

V – As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em