Filtrar


Questões por página:
A palavra termodinâmica se origina do grego therme, que significa calor, e, dynamis, que representa força. A aplicação na área das ciências exatas e das engenharias é uma importante ferramenta para o estudo da energia e da relação entre as propriedades da matéria. Considere as afirmações baseadas nos conceitos da termodinâmica.
 
I - Em reações exotérmicas sob pressão constante, há redução da energia total do sistema, o que significa que a entalpia dos produtos (HP) será menor que a entalpia dos reagentes (HR), sendo a variação da entalpia de reação negativa
II - Processos irreversíveis e que ocorrem em um sistema isolado adiabaticamente apresentam sempre valores de entropia crescentes até atingirem o chamado valor máximo de entropia, obtido no equilíbrio do sistema (onde dS = 0).
III - A energia livre de Gibbs, padrão de formação de uma dada substância, corresponde à variação de entalpia livre da reação de formação da citada substância, em valores de pressão de 1 atm e na temperatura T, a partir de componentes na sua forma elementar, puros e estáveis, nas mesmas pressão e temperatura.

Está correto o que se afirma em
Os resíduos e as frações de óleos pesados, devido à sua alta viscosidade, podem sedimentar-se no fundo de tanques de estocagem, formando depósitos sólidos que não são removidos através do bombeamento convencional. Para remover esses compostos do fundo dos tanques, é necessária a lavagem com solvente ou uma limpeza manual. Essas técnicas são demoradas, dispendiosas e geram grandes volumes de resíduos sólidos contaminados com óleo que deverão ser dispostos para tratamento.
Um processo alternativo de limpeza desses tanques consiste em usar
Dispersões coloidais são sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam, pelo menos, uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1 a 100 nanômetros, sendo sistemas heterogêneos compostos por um meio dispersante e um meio disperso. Outra propriedade dos coloides é que não se sedimentam, nem podem ser filtrados por filtração comum e dispersam fortemente a luz, pois as partículas dispersas têm tamanhos semelhantes ao comprimento de onda da luz visível.
NÃO é uma dispersão coloidal a(o)
Existem vários tipos de trocadores de calor e suas aplicações dependem das características dos fluidos bem como da escala.
Nos trocadores de calor do tipo serpentina, a

A figura ilustra uma transformação de 1.000 mols de um gás ideal que recebe do meio externo uma quantidade de calor igual a 22 x 10 5 J. No estado B, a temperatura do gás é igual a 362 K.

Na transformação apresentada na figura, a quantidade de trabalho realizado e a variação da energia interna deste gás, expressas em 10 5 J, são, respectivamente,
 
Dado
Constante universal dos gases = 8,31 J/(mol.K)