Filtrar


Questões por página:
O despejo de substâncias nocivas ao meio ambiente ocasiona diversos problemas, destacando-se a poluição dos recursos hídricos. Quando essa poluição é associada ao setor petroquímico, ocasionada pelos hidrocarbonetos de cadeia química mais simples — benzeno, tolueno e xilenos (BTX) —, sérios danos podem ser causados ao meio ambiente e à saúde coletiva. Considere as afirmações a seguir, relativas às propriedades químicas que esses compostos apresentam.
I - Os BTX são considerados óleos leves, apresentam ponto de ebulição de até 160 o C e podem ser removidos da água através de processos físico-químicos, como arraste de ar ou adsorção em carvão ativado.
II - Os BTX possuem elevada pressão de vapor a temperatura ambiente, são pouco solúveis em água por serem apolares ou apresentarem baixa polaridade, mas podem ser solúveis em alguns solventes orgânicos, como, por exemplo, metanol, etanol e triclorometano.
III - O tolueno e o xileno são derivados do benzeno, sendo também denominados metil-benzeno e dimetil-benzeno, respectivamente, podendo o xileno se apresentar na forma de 3 isômeros, que diferem entre si em relação ao seu ponto de fusão e à sua solubilidade.

Está correto o que se afirma em
Considere que um sistema a temperatura de 30 °C e a pressão de 1 atm é formado por 2 mols de um gás ideal. Suponha que o sistema seja isobárico e que o volume do gás sofra um aumento, assumindo o dobro de seu valor inicial.
Nessas condições, a temperatura desse gás irá
A complexidade na determinação de compostos presentes em misturas homogêneas de diferentes substâncias torna necessário, para viabilizar a sua análise, o uso de técnicas analíticas que envolvam a separação e a identificação dos constituintes dessas amostras, como a técnica de CLAE (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência). Essa técnica tem a vantagem de não se limitar a substâncias que apresentem volatilidade.
Observe as afirmações a seguir que tratam dos detectores aplicados na técnica analítica de CLAE e da sua habilidade na separação e quantificação de alguns compostos.
I - Detectores de índice de refração são aplicados na separação e identificação de açúcares e alcoóis, com base nas propriedades de tais compostos alterarem o índice de refração da fase móvel.
II - Detectores eletroquímicos polarográfcos são adequados para amostras que contenham moléculas ou íons que sofram oxidação ou redução em um potencial superior ou igual ao fixado no equipamento.
III - Detectores óticos do tipo fotômetros podem ser aplicados em amostras que tendem a absorver radiações na faixa do ultravioleta e atuam em comprimentos de onda fixos.
IV - Detectores óticos por absorvância na faixa do ultravioleta ou visível exigem utilização de uma fase móvel de pureza espectroscópica, excetuando-se quando a detecção é realizada a comprimentos de onda menores que 240 nm.

Está correto APENAS o que se afirma em


Considere a curva de titulação produzida quando uma base forte é adicionada a um ácido forte.
O pH da solução, quando 50 mL da base forte de concentração de 0,1 mol/L são adicionados a 51 mL do ácido forte de concentração de 0,1 mol/L, é de

Os óleos e as gorduras são matérias-primas essenciais na produção de biodiesel. Uma das reações mais importantes envolvendo tais óleos e gorduras, e a principal responsável por sua degradação, é a hidrólise (ou quebra pela água). Qualquer triglicerídeo está sujeito a essa reação, que é responsável pela acidificação (rancificação) das gorduras. A equação a seguir representa uma das possíveis reações de hidrólise que pode ocorrer com óleos ou gorduras, em que (R)n representa uma cadeia de átomos de carbono de tamanho n.



As funções orgânicas químicas correspondentes às substâncias 2 e 3 são, respectivamente,