Filtrar


Questões por página:

Na figura abaixo são mostrados os valores de Carbono em toneladas por hectare em diferentes tipos de vegetação, em dois compartimentos dos ecossistemas: no solo e na vegetação.

Na figura, os números que indicam a quantidade de carbono da floresta tropical, do cerrado e do solo agrícola são respectivamente:

Partes suculentas de vegetais coletados que não possam ser bem preservadas por herborização, devido à dificuldade de secagem, são preservadas em meio líquido. Um meio líquido muito utilizado (produzido a partir do formol comercial, também conhecido como formalina) é a solução de formol a:

No ciclo natural do Carbono, ignorando-se a intervenção do homem, cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono são retiradas da atmosfera pelos vegetais dos ecossistemas terrestres (fotossíntese) e um valor semelhante é devolvido pela respiração. A quantidade de Carbono devolvida para a atmosfera pela respiração é de cerca de 120 bilhões de toneladas. Essa devolução é feita fundamentalmente por dois grupos: (1) pelos vegetais e pelos animais macroscópicos e (2) pelos organismos do solo, os chamados decompositores de matéria orgânica, basicamente bactérias e fungos.

A participação na liberação de carbono para a atmosfera, em percentagens aproximadas, dos dois grupos, na ordem grupo (1) e grupo (2) é de:

Com relação ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), analise as afirmativas a seguir:

I. A regulamentação do zoneamento ambiental (ZA), a nível federal, foi feita em 2002 com o nome de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), ratificando sua condição de instrumento de ordenamento territorial e estabelecendo medidas de qualidade ambiental.

II. O ZEE se fundamenta unicamente nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e, no seu relatório resumido, o RIMA.

III. Os programas de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) como o Spring, o Terra Wiew e o Grass (Geographic Resources Analysis Support System) são importantes para a elaboração dos ZEE.

Está correto o que se afirma em:

A pegada ecológica é a área em hectares de terra/água necessária para produzir a quantidade de recursos ou serviços ecológicos usados por uma população definida. Na figura abaixo é mostrada a variação, em hectares globais per capita, da biocapacidade e da pegada ecológica de todos os países da Terra.

Com relação aos dados fornecidos pelo gráfico, analise as afirmativas a seguir:

I. No início da década de 70 a pegada ecológica iguala a biocapacidade.

II. A redução sistemática da biocapacidade é um indicador de degradação ambiental ao longo do tempo.

III. Em muitos países a pegada ecológica supera sua biocapacidade; e há outros que “exportam” sua biocapacidade, são aqueles em que a biocapacidade supera a pegada ecológica.

Está correto o que se afirma em: