Questões de Concurso
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A teoria da biogeografia de ilhas proposta por MacArthur estabelece uma relação entre o número de espécies e uma área (km2 ) que pode ser uma ilha ou um fragmento de vegetação. O gráfico abaixo mostra a curva que caracteriza uma distribuição potencial e a equação de ajuste em um caso hipotético, onde c e z são as constantes de ajuste ou o coeficiente linear da reta (c) e o coeficiente angular da reta (z).
Para transformar a curva do gráfico em uma reta, é necessário usar a equação:
Os documentos que certificam a diversidade e a riqueza da flora de uma determinada região ou país encontram-se depositados em coleções botânicas. Essas coleções são bancos de materiais (espécimes ou exemplares) vivos ou preservados, bem como os dados a eles associados. As principais coleções recebem nomes como Herbários, Palinotecas, Xilotecas, Arboretos e Carpotecas.
Sobre o tema, analise as descrições a seguir:
I. Coleção de lâminas com grãos de pólen e esporos preservados, fotografados em escala, seguindo um determinado padrão de exposição, contendo o nome da espécie e o número de tombo, além dos nomes dos envolvidos na coleta e na preparação.
II. Espaço destinado a uma coleção de informações sobre plantas frutíferas e frutos.
As duas descrições correspondem, respectivamente, a:
O número de plantas de uma área conhecida pode ser contado através de uma amostragem com quadrats. Embora quadrat signifique uma figura de 4 lados, nas técnicas de amostragem da vegetação, esse termo é usado para designar uma unidade amostral que pode ser circular, hexagonal, retangular, ou mesmo uma área irregular. A escolha da forma é importante, pois o chamado efeito de borda varia em intensidade, em função da forma do “quadrat” escolhido.
As duas unidades amostrais que apresentam menor efeito de borda são:
A determinação do número de espécies que vivem em certa área nem sempre é uma atividade fácil de ser realizada, entre outras coisas, devido à variação da riqueza de espécies como função do tamanho da amostra.
Para reduzir os erros no momento de avaliar a riqueza de espécies, foram criados diferentes métodos.
A alternativa que contém apenas os métodos de avaliar a riqueza de espécies de uma área de estudo é: