Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Gerenciar os projetos tendo uma relação iterativa entre as fases para atendimento da necessidade descrita em #d é mais adequado do que empregar a relação sequencial, apesar de a relação iterativa tender a reduzir a capacidade de fornecer um planejamento de longo prazo.
mostrar texto associado
Um dos objetivos do alinhamento estratégico entre a TI e o negócio é habilitar a alta direção no entendimento das questões estratégicas de TI e no potencial de contribuição de TI para a estratégia de negócio. Esse alinhamento visa, entre outros objetivos, assegurar que a estratégia e os objetivos sejam propagados de cima para baixo nas unidades de negócio e nas funções de TI, permitindo alinhamento de TI ao negócio no que tange à estratégia e à operação de negócio.
mostrar texto associado
Uma das formas de se avaliar o alinhamento entre a TI e o negócio é inter-relacionar as medições dos indicadores de desempenho dos processos de TI com os objetivos do negócio, que devem estar alinhados entre si.
mostrar texto associado
Na prática, existe uma separação absoluta e rígida entre o planejamento estratégico, os planos táticos e os planos operacionais, uma vez que o nível estratégico abrange decisões que envolvem toda a organização, ao passo que o nível tático é voltado para unidades organizacionais e o nível operacional, para atividades específicas.
mostrar texto associado
O planejamento estratégico de TI pode ser considerado a primeira etapa em um modelo de quatro etapas para o planejamento de TI. A análise de necessidades de informação seria a segunda etapa, seguida da alocação de recursos e, por fim, do planejamento de projeto.