Filtrar


Questões por página:
“Por muito tempo esquecido ou considerado quantitativamente negligenciável, o espectador é, no momento, o objeto de estudo favorito da ________ ou da ________ da recepção. Falta, todavia, uma perspectiva homogênea que possa integrar as diversas abordagens do espectador: sociologia, ________, psicologia, semiologia, antropologia, etc. Não é fácil apreender todas as implicações pelo fato de que não se poderia separar o espectador, enquanto indivíduo, do público, enquanto agente ________. No espectador-indivíduo passam os códigos ideológicos e psicológicos de vários grupos, ao passo que a sala forma por vezes urna entidade, um corpo que reage em bloco.” (PAVIS,2008, p.140)

Preencha as lacunas e assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“Artistas populares compõem um conjunto variado e diversificado de manifestações fincadas na alma brasileira. Fibras, penas, madeira, tintas, cerâmica, tecido, metais, conchas, pedras e uma infinidade de materiais servem ao imaginário popular.” (GARCEZ, 2006, p.143).
Faça a relação entre os artistas populares brasileiros e sua forma de arte:

1- Xilogravura.
2- Escultura em madeira.

I- GTO (Geraldo Teles de Oliveira).
II- J. Borges.
III- Arthur Pereira.
“Um dos primeiros artistas que se preocupou com a importância da dança na educação foi Rudolf Laban. Seus estudos sobre o movimento foram impulsionados pela necessidade de se expressar pela dança. Sua pesquisa foi fundamental para o desenvolvimento desse campo de conhecimento.” (FERREIRA,2012, p.68)

Acerca dos estudos de Laban sobre a dança na escola, assinale a alternativa CORRETA:
O que hoje entendemos como fazer artístico, na verdade possuía outras funções para o homem pré-histórico. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE as funções da arte no período Paleolítico, que é tido como o palco das primeiras manifestações artísticas da humanidade das quais temos registros na atualidade.
Na primeira metade do século XX, inúmeros artistas plásticos foram seduzidos pela ideia de espetáculos multissensoriais, unindo a tecnologia dos órgãos coloridos e do cinema às suas produções não figurativas.
__________ é definida como a mistura espontânea de sensações. É considerada um fenômeno perceptivo pela qual as equivalências, os cruzamentos e as integrações sensoriais se expressam.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.