Questões de Concurso
Filtrar
1.489 Questões de concurso encontradas
Página 144 de 298
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Artes Plásticas
Em um pronunciamento no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (21 de maio), o secretáriogeral da Organização das Nações Unidas (ONU) chamou atenção para as necessidades de instituições e de profissionais da área criativa. Durante o pronunciamento, o chefe das Nações Unidas lembrou que, em sociedades multiétnicas, multi-religiosas e multiculturais, a cultura “é uma riqueza, não uma ameaça”. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O multiculturalismo vem contribuir para que grupos sociais, que se diferenciavam dos padrões estabelecidos pela maioria da sociedade e não participavam da discussão de processos de gestão de espaço público, possam ser percebidos a partir de suas diferenças e de seus valores. ( ) O multiculturalismo pode ampliar a compreensão do que seja arte, a partir da superação da arte erudita como única válida, reconhecendo o valor das diferentes culturas que influenciam a produção e percepção de obras de arte. ( ) Segundo Barbosa, o “preconceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo que é feito pelo pobre é artesanato e não arte...” (BARBOSA,1998, p.87). O artista popular, ao criar uma obra de arte, parte dos valores, conhecimentos e desafios de sua existência. ( ) Um dos objetivos do multiculturalismo é desconstruir a ideia de que Arte é feita por homens, brancos e europeus. A proposta é possibilitar a apreciação de todas as manifestações artísticas, inclusive, as que não condizem com esses padrões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O multiculturalismo vem contribuir para que grupos sociais, que se diferenciavam dos padrões estabelecidos pela maioria da sociedade e não participavam da discussão de processos de gestão de espaço público, possam ser percebidos a partir de suas diferenças e de seus valores. ( ) O multiculturalismo pode ampliar a compreensão do que seja arte, a partir da superação da arte erudita como única válida, reconhecendo o valor das diferentes culturas que influenciam a produção e percepção de obras de arte. ( ) Segundo Barbosa, o “preconceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo que é feito pelo pobre é artesanato e não arte...” (BARBOSA,1998, p.87). O artista popular, ao criar uma obra de arte, parte dos valores, conhecimentos e desafios de sua existência. ( ) Um dos objetivos do multiculturalismo é desconstruir a ideia de que Arte é feita por homens, brancos e europeus. A proposta é possibilitar a apreciação de todas as manifestações artísticas, inclusive, as que não condizem com esses padrões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
Conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em articulação com as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Arte deve garantir aos alunos o desenvolvimento de algumas competências específicas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. ( ) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. ( ) Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes. ( ) Priorizar a leitura e compreensão da arte europeia no processo de criação artística nas escolas. ( ) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. ( ) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. ( ) Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes. ( ) Priorizar a leitura e compreensão da arte europeia no processo de criação artística nas escolas. ( ) Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
Conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular de Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Uma vez que os conhecimentos e as experiências artísticas são constituídos por materialidades verbais e não verbais, sensíveis, corporais, visuais, plásticas e sonoras, é importante levar em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva. Associe as linguagens da BNCC às afirmativas apresentadas.
I. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. II. Processos e produtos artísticos e culturais nos diversos tempos históricos e contextos sociais que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. III. Constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento. IV. Expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das afirmativas.
I. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. II. Processos e produtos artísticos e culturais nos diversos tempos históricos e contextos sociais que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. III. Constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento. IV. Expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das afirmativas.
Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta as diretrizes acerca do componente curricular de Artes a serem desenvolvidas no processo de ensino/aprendizagem. Tais diretrizes estão centradas nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Assinale a alternativa que apresenta tais dimensões do conhecimento segundo BNCC.
Disciplina:
Pedagogia
Sobre as linguagens das ciências e das artes em sua relação com a comunicação humana, grandes cientistas, como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci, transitaram pelas vias de conexão entre a ciência e a arte ao desenvolverem o conhecimento e comunicação das mais diferentes formas, deixando legados inestimáveis à humanidade. Artistas têm uma sensibilidade apurada para a percepção dos problemas da sociedade e comumente sintetizam e antecipam questões cruciais. O ser humano nunca viveu sem utilizar a arte como forma de expressão, uma indicação de que a linguagem da arte é a própria linguagem da humanidade. Por isso, e para isso, a arte precisa ser mais bem compreendida e valorizada na educação, em todos os níveis de ensino, para a formação de docentes e cientistas com orientação holística. A arte pode se combinar com a ciência como parte de uma estratégia pedagógica explícita para a educação científica da população. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Atividades de ciência e arte possibilitam o desenvolvimento de novas intuições, ajudam a construir um discurso interno e público sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas e tópicos relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais.
II. A arte pode ser incluída na educação científica não apenas para tornar as coisas mais belas, apesar de frequentemente isso acontecer, mas primariamente porque os artistas oferecem olhares sobre a natureza diferentes daquelas que fazem os cientistas.
III. Os artistas usam bases diferentes para tomar decisões enquanto criam suas obras - seus experimentos – mas, tanto artistas como cientistas, nos ajudam no entendimento da natureza e de seus efeitos nas pessoas.
Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
I. Atividades de ciência e arte possibilitam o desenvolvimento de novas intuições, ajudam a construir um discurso interno e público sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas e tópicos relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais.
II. A arte pode ser incluída na educação científica não apenas para tornar as coisas mais belas, apesar de frequentemente isso acontecer, mas primariamente porque os artistas oferecem olhares sobre a natureza diferentes daquelas que fazem os cientistas.
III. Os artistas usam bases diferentes para tomar decisões enquanto criam suas obras - seus experimentos – mas, tanto artistas como cientistas, nos ajudam no entendimento da natureza e de seus efeitos nas pessoas.
Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.