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Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes Bases da educação (LDB 9394/1996) define que a educação artística deixa de ser atividade educativa e passa a ser disciplina obrigatória nas escolas. A ideia/justificativa é promover o desenvolvimento cultural dos estudantes. Nesse momento, surge a educadora Ana Mae Barbosa, responsável pelo crescimento da arteeducação no Brasil, que defende que a ‘arte tem uma complexidade que deve ser vista e empregada’. Isso posto, a educadora criou uma proposta triangular, posteriormente definida como metodologia triangular e, finalmente, abordagem triangular, que trata de:
I. Compreender o contexto histórico, entender a estética da arte e a técnica empregada. II. Conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. III. Desenvolver um percurso de criação, interpretar a obra artística e refletir sobre a arte.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
I. Compreender o contexto histórico, entender a estética da arte e a técnica empregada. II. Conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. III. Desenvolver um percurso de criação, interpretar a obra artística e refletir sobre a arte.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Artes Plásticas
O canto orfeônico foi inserido como educação musical e considerado parte do ensino da arte do século XX. Sobre isso, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No início do século XX, o ensino da arte acontecia por meio de um sistema tradicionalista tendo o professor, como centro do conhecimento. Neste sentido, o professor sabe, fala e os alunos repetem. ( ) No modelo de canto orfeônico, introduzido no ensino da arte do início do século XX, o professor definia as vozes, a altura e o timbre. Dentro dos cânticos desenvolvidos, priorizavase o coletivismo, nacionalismo e caráter cívico, exaltando a cultura nacional. ( ) A LDB de 1961 traz uma revisão na qual saem os cantores orfeônicos e entra um processo de educação musical na qual o aluno passa a participar do seu processo de aprendizagem com mais liberdade e demonstrando sua personalidade. ( ) Na evolução da educação musical, as intervenções foram deixando de existir sistematicamente, a liberdade passou a ser prevalecida e entendeu-se que a arte é um processo de experimentação ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) No início do século XX, o ensino da arte acontecia por meio de um sistema tradicionalista tendo o professor, como centro do conhecimento. Neste sentido, o professor sabe, fala e os alunos repetem. ( ) No modelo de canto orfeônico, introduzido no ensino da arte do início do século XX, o professor definia as vozes, a altura e o timbre. Dentro dos cânticos desenvolvidos, priorizavase o coletivismo, nacionalismo e caráter cívico, exaltando a cultura nacional. ( ) A LDB de 1961 traz uma revisão na qual saem os cantores orfeônicos e entra um processo de educação musical na qual o aluno passa a participar do seu processo de aprendizagem com mais liberdade e demonstrando sua personalidade. ( ) Na evolução da educação musical, as intervenções foram deixando de existir sistematicamente, a liberdade passou a ser prevalecida e entendeu-se que a arte é um processo de experimentação ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, o ensino da arte está diretamente ligado as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contudo, esse processo demandou longa jornada de evolução da qual é de extrema importância que os professores de arte tenham ciência. Sobre o ensino das artes na educação no Brasil no início do século XX, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Na primeira metade do século XX, o ensino da arte era tecnicista, ou seja, formava o cidadão de maneira a usar as diferentes tecnologias da época para profissionalizar e ensinar uma arte técnica. ( ) Antes disso, o ensino da arte já existia e tinha como premissa a alta cultura - ou cultura erudita - na qual as escolas priorizavam convidar os artistas a trazerem sua arte para a escola. ( ) Nessa ideia de transmissão de modelos, havia apenas o desenvolvimento de habilidades manuais para ‘enaltecer dons artísticos’, contudo, basicamente desenvolvia-se apenas precisão geométrica nas crianças. ( ) Percebe-se o desenvolvimento útil e imediato no ensino da arte nas escolas: ‘Preciso aprender agora e preciso fazer para um fim específico’. ( ) O aluno era considerado como agente participativo, dotado de capacidade e com personalidade para o estudo da arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na primeira metade do século XX, o ensino da arte era tecnicista, ou seja, formava o cidadão de maneira a usar as diferentes tecnologias da época para profissionalizar e ensinar uma arte técnica. ( ) Antes disso, o ensino da arte já existia e tinha como premissa a alta cultura - ou cultura erudita - na qual as escolas priorizavam convidar os artistas a trazerem sua arte para a escola. ( ) Nessa ideia de transmissão de modelos, havia apenas o desenvolvimento de habilidades manuais para ‘enaltecer dons artísticos’, contudo, basicamente desenvolvia-se apenas precisão geométrica nas crianças. ( ) Percebe-se o desenvolvimento útil e imediato no ensino da arte nas escolas: ‘Preciso aprender agora e preciso fazer para um fim específico’. ( ) O aluno era considerado como agente participativo, dotado de capacidade e com personalidade para o estudo da arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
Paulo Freire, em seu livro intitulado “A importância do ato de ler”, fez menção acerca da ‘experiência vivida no momento em que ainda não se lia a palavra’. Em artes, a leitura da imagem precede a leitura da palavra. Ler uma obra envolveria perceber, compreender e interpretar as cores, volumes, formas, texturas, linhas e demais características que constituem uma imagem. O objetivo é perceber elementos presentes na imagem, sua temática e sua estrutura. Sobre a produção de leitura no ensino da Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra. II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte. III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.
Assinale a alternativa correta.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra. II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte. III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.
Assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) há décadas versava sobre a importância das manifestações culturais no processo de ensino-aprendizagem ao compreender que o ensino não ocorre somente nos espaços formais como a sala de aula, mas sim, no meio social despertando ainda mais a necessidade e importância do ensino de artes. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular acentua a importância e obrigatoriedade do ensino das artes com ênfase nas expressões regionais, estudo da cultura afro-brasileira e indígena. Considerando as práticas de cultura artística e narrativas que entrelaçam costumes coletivos e práticas de vida, analise as afirmativas a seguir.
I. É importante propor o desenvolvimento de ações pedagógicas que, tenham como princípio norteador, as manifestações culturais do município/região no que se referem à música, as artes visuais, dança e teatro. Para isso, pode ser extremamente positivo o envolvimento de artistas locais. II. As propostas educacionais carecem de educação abrangente. Isso requer a construção de alternativas pedagógicas que proponham atividades voltadas aos interesses dos alunos, para que se vejam como atuantes da ação educativa e para que este processo seja eficaz. III. Se por um lado a arte independe do ambiente escolar para sobreviver, por outro ela transformou-se em uma disciplina curricular para que fosse possível abordar e sistematizar o estudo como linguagem artístico-científica, concretizando-se em uma área de conhecimento. IV. As manifestações artístico-culturais locais sobrecarregam o ensino da arte em sala de aula deixando pouco espaço para os alunos dedicarem-se a arte erudita europeia, da qual, contempla a veracidade do que se entende por arte.
Assinale a alternativa correta.
I. É importante propor o desenvolvimento de ações pedagógicas que, tenham como princípio norteador, as manifestações culturais do município/região no que se referem à música, as artes visuais, dança e teatro. Para isso, pode ser extremamente positivo o envolvimento de artistas locais. II. As propostas educacionais carecem de educação abrangente. Isso requer a construção de alternativas pedagógicas que proponham atividades voltadas aos interesses dos alunos, para que se vejam como atuantes da ação educativa e para que este processo seja eficaz. III. Se por um lado a arte independe do ambiente escolar para sobreviver, por outro ela transformou-se em uma disciplina curricular para que fosse possível abordar e sistematizar o estudo como linguagem artístico-científica, concretizando-se em uma área de conhecimento. IV. As manifestações artístico-culturais locais sobrecarregam o ensino da arte em sala de aula deixando pouco espaço para os alunos dedicarem-se a arte erudita europeia, da qual, contempla a veracidade do que se entende por arte.
Assinale a alternativa correta.