Filtrar


Questões por página:

A Arte, enquanto área do conhecimento humano, contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição e a ludicidade.

Em relação à proposta de progressão das aprendizagens em Arte no Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Ambientes propícios estimulam o engajamento dos estudantes em processos criativos, seja em projetos artísticos individuais, coletivos ou colaborativos.

( ) As manifestações artísticas na contemporaneidade podem ser abordadas pelos estudantes, de modo a estabelecer relações entre arte, mídia, política, mercado e consumo.

( ) O entrelaçamento de culturas e saberes possibilita o acesso e a interação dos educandos com as várias manifestações culturais, populares e eruditas, locais e globais.


As afirmativas são, respectivamente,

Desde meados do século XX, a arte contemporânea apresenta uma série de procedimentos de produção e exibição que a diferenciam das linguagens artísticas consolidadas anteriormente.

Em relação às características desses novos procedimentos, analise as afirmativas a seguir.


I. A emergência do mecenas, dos diretores de museus e donos de galerias.

II. A sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes.

III. A multiplicidade de linguagens e a organização de exposições em espaços alternativos ao institucional.


Está correto o que se afirma em

A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule dimensões do conhecimento, as quais, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Leia a descrição de duas dessas dimensões:


1. Prevê a produção artística, individual ou coletiva, como uma maneira de expressar sentimentos, ideias, desejos e representações.

2. Articula a sensibilidade e a percepção da Arte como uma forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo, além de trazer o corpo como protagonista da experiência com a Arte, em sua totalidade, incluindo as emoções.


Assinale a opção que identifica corretamente as dimensões 1 e 2, respectivamente.

Leia a habilidade a seguir da unidade temática “Artes Visuais”, para o bloco 6º ao 9º ano:

Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais de artes visuais.


Assinale a opção que indica o objeto de conhecimento correspondente a essa habilidade.

A dançarina norte-americana Loie Fuller (1862-1928) teve suas apresentações comentadas em diversos jornais e revistas, como se vê a seguir: na França, por Toulouse-Lautrec; no Brasil, pelo artista modernista Flávio de Carvalho.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.


I. Toulouse-Lautrec captura, no desenho, o estímulo sensorial gerado pela dança, representando a leveza de um corpo em movimento.

II. Flávio de Carvalho percebe os efeitos da música sobre o corpo e busca traduzir expressivamente os movimentos da dançarina.

III. Ambos distanciam-se do gestual acadêmico: o pintor francês enfatiza os volumes a partir dos tecidos, e o brasileiro, a angulação do movimento, com síntese e estilização.


Está correto o que se afirma em: