Filtrar


Questões por página:
“Artista mineira nascida em Belo Horizonte, no ano de 1900, teve um peso importante na arte moderna brasileira, sendo considerada precursora do modernismo em Minas Gerais. Participa da Semana de Arte Moderna de 1922, com oito obras sendo ‘Homens trabalhando’ (A sombra) 1922 o seu trabalho mais conhecido, tem excelente recepção na exposição. Em 1924, mudou-se para Itália, residindo em Nápoles até a sua morte, em 1967.” O trecho anterior se refere à pintora e ceramista mineira:
O ideal dadaísta teve origem quase simultânea em Zurique e Nova Iorque, desenvolvendo, assim, duas vertentes com uma relação próxima antes de se expandir para outros centros artísticos da Europa. O dadaísmo chegou a Nova Iorque com os franceses:
Entre 1912 e 1914, os movimentos cromáticos de Fernand Léger (1881-1955), associados ao desenvolvimento da colagem por Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963), ajudaram a precipitar as mudanças, bem como acelerar o interesse pelo movimento cubista. A segunda fase do cubismo se concentrava menos no método de observação e mais no processo de estruturação e planejamento. A segunda fase do cubismo denomina-se Cubismo:
O nome “Grupo Santa Helena” surgiu devido à localidade. Afinal, muitos artistas que fundaram tal grupo contavam com ateliês que se localizavam na Praça da Sé, no edifício do Palacete Santa Helena, em São Paulo, no ano de 1934. São artistas do Grupo Santa Helena:
Alberto da Veiga Guignard foi um dos poucos artistas a atingir, entre as décadas de 1930 e 1940, os propósitos da Antropofagia de “engolir” as culturas exógenas para produzir algo original e brasileiro. Em relação a Guignard, assinale a afirmativa correta.