Questões de Concurso
Filtrar
1.489 Questões de concurso encontradas
Página 220 de 298
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A modernidade no Brasil confundia-se com o processo de transformação socioeconômica que ocorria de modo parcial e tardiamente nas grandes cidades. Em relação ao processo modernista no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A pintura “Eu vi o mundo...ele começa no Recife” (1929) foi produzida pelo artista pernambucano Cícero Dias (1907-2003). A obra, um marco para a história do modernismo no Brasil, causou escândalo quando foi exibida ao público. Causou escândalo pelo tamanho,
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
“Desde as duas últimas décadas do século XIX, no Rio de Janeiro, dentro na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), artistas começaram a desenvolver novos aspectos da modernidade em suas obras. A produção de alguns artistas passou a vincular-se à prática da pintura ao ar livre. Eliseu Visconti, ligado à ENBA, foi um dos principais artífices da mudança e, sem dúvida, um dos maiores artistas do final do século XIX. Sua obra pictórica dialoga com elementos e temáticas do ________________ e do _________________. Nas artes decorativas, bastante importantes na sua trajetória, vê-se aspectos muito claros da Art _____________.” Considerando as características da obra de Eliseu Visconti, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Com o início do Renascimento volta-se às formas construtivas e ornamentais greco-romanas. A arquitetura renascentista desenvolveu-se na Itália, entre os séculos XV e XVI. São características da arquitetura Renascentista:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Os artistas da Alta Renascença compartilharam da filosofia humanística que colocava o homem e as realizações da humanidade no centro de todas as coisas. Essa visão é exemplificada pelos desenhos e estudos anatômicos de Leonardo da Vinci (1452-1519), principalmente pelo desenho de proporções da imagem do homem (segundo Vitruvius), comumente chamado de “O homem vitruviano”. A ideia do homem como medida de todas as coisas se espalhou pelas artes plásticas e influenciou a construção da circular Tempietto (pequeno templo) de San Pietro (1502); se distingue por exibir formas verdadeiramente clássicas. Suas proporções são equilibradas e se baseiam totalmente na escala humana. Este oratório foi construído pelo arquiteto italiano: