Filtrar


Questões por página:
A modernidade no Brasil confundia-se com o processo de transformação socioeconômica que ocorria de modo parcial e tardiamente nas grandes cidades. Em relação ao processo modernista no Brasil, assinale a afirmativa correta.
A pintura “Eu vi o mundo...ele começa no Recife” (1929) foi produzida pelo artista pernambucano Cícero Dias (1907-2003). A obra, um marco para a história do modernismo no Brasil, causou escândalo quando foi exibida ao público. Causou escândalo pelo tamanho,
“Desde as duas últimas décadas do século XIX, no Rio de Janeiro, dentro na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), artistas começaram a desenvolver novos aspectos da modernidade em suas obras. A produção de alguns artistas passou a vincular-se à prática da pintura ao ar livre. Eliseu Visconti, ligado à ENBA, foi um dos principais artífices da mudança e, sem dúvida, um dos maiores artistas do final do século XIX. Sua obra pictórica dialoga com elementos e temáticas do ________________ e do _________________. Nas artes decorativas, bastante importantes na sua trajetória, vê-se aspectos muito claros da Art _____________.” Considerando as características da obra de Eliseu Visconti, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Com o início do Renascimento volta-se às formas construtivas e ornamentais greco-romanas. A arquitetura renascentista desenvolveu-se na Itália, entre os séculos XV e XVI. São características da arquitetura Renascentista:
Os artistas da Alta Renascença compartilharam da filosofia humanística que colocava o homem e as realizações da humanidade no centro de todas as coisas. Essa visão é exemplificada pelos desenhos e estudos anatômicos de Leonardo da Vinci (1452-1519), principalmente pelo desenho de proporções da imagem do homem (segundo Vitruvius), comumente chamado de “O homem vitruviano”. A ideia do homem como medida de todas as coisas se espalhou pelas artes plásticas e influenciou a construção da circular Tempietto (pequeno templo) de San Pietro (1502); se distingue por exibir formas verdadeiramente clássicas. Suas proporções são equilibradas e se baseiam totalmente na escala humana. Este oratório foi construído pelo arquiteto italiano: