Filtrar


Questões por página:
O teatro é essencialmente uma arte grupal, em que o resultado global do trabalho depende da atuação de cada um em direção ao objetivo central: a obra, o espetáculo, ou mesmo somente o cumprimento dos exercícios e dinâmicas propostos durante as aulas. Sobre o ensino da expressão em teatro, assinale a alternativa incorreta.
Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações é uma das habilidades requeridas no ensino da contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Há uma teatralidade implícita no cotidiano cultural do aluno que não se atém apenas às salas de espetáculo. Vários folguedos e ritos se apossam da teatralidade com estrutura. II. O desafio do ensino desse tópico está no fato de que, em Minas Gerais, o material de pesquisa é escasso, uma vez que há poucos grupos de teatro que se dedicam à preservação e realização de manifestações culturais tradicionais. III. Uma das formas recomendadas de ensino é assistir a manifestações de folguedos populares e danças, tais como reisado, folia de reis, espetáculos teatrais de rua, procissões, nos quais a teatralização, a encenação e a representação de personagens estejam presentes. Estão corretas as afirmativas:
O aluno deve saber identificar e elaborar danças em que a sequência gestual e de movimentos esteja estruturada. Sobre o ensino dos elementos da dança, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
Em relação ao ensino dos movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas, segundo a óptica do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto. II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas. III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc. Estão corretas as afirmativas: