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De acordo com Gombrich, a história da arte é, por vezes, descrita como a história de uma sucessão de vários estilos. Dizem-nos como o estilo românico ou normando do século XII, com seus arcos redondos, foi sucedido pelo estilo gótico, com o arco ogival; como o estilo gótico foi suplantado pela Renascença, que teve seu começo na Itália, em princípios do século XV, e lentamente se expandiu a todos os países da Europa. O estilo que sucedeu à Renascença é usualmente chamado

Analise a imagem e o texto a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A imagem mostra um templo grego do antigo estilo, o qual recebeu a designação __________ em atenção à tribo do mesmo nome. Era essa a tribo a que pertenciam os espartanos, célebres por sua austeridade. Com efeito, nada existe de finalidade. Provavelmente, os mais antigos desses templos foram construídos de madeira e consistiam em pouco mais do que um pequeno cubículo murado para guardar a imagem do deus, tendo, ao redor, sólidos esteios que sustentavam o peso do telhado. Por volta de 600 a.C, os gregos começaram a imitar essas simples construções em pedra. Os esteios de madeira que escoravam os telhados foram convertidos em colunas que sustentavam robustas vigas transversais de pedra. Essas vigas transversais eram chamadas de ________ e toda a unidade assente nas colunas recebeu o nome de entablamento.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da educação podemos afirmar que
I. o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. a Base Nacional Comum Curricular referente ao Ensino Médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia. IV. destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a Língua Portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A dança tem conteúdos próprios, capazes de desenvolver aspectos cognitivos que, uma vez integrados aos processos mentais, possibilitam uma melhor compreensão estética da arte. A escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo de dança, pois dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, desconstruir, revelar e, se for o caso, transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade. Sobre a dança e seus elementos no espaço escolar analise as afirmativas.
I. Os elementos formais da dança são o movimento corporal, o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço. II. O elemento central da dança é o movimento corporal, por isso o trabalho pedagógico pode basear-se em atividades de experimentação do movimento, improvisação, em composições coreográficas e processos de criação (trabalho artístico), tornando o conhecimento significativo para o aluno, conferindo-lhe sentido à aprendizagem, por articularem os conteúdos da dança. III. A improvisação, a composição coreográfica, a interpretação de repertórios de diferentes épocas, localidades e estilos são processos da dança que se diferenciam da educação do/pelo movimento. Estes processos devem ser trabalhados somente no estudo clássico da dança. IV. No espaço escolar não há necessidade do conhecimento da história da dança, formas e estilos (jazz, moderna, balé clássico, sapateado etc.) e estudos étnicos. Neste espaço o aluno é livre para experimentar os elementos formais e criar sem necessidade de entendimento do pŕocesso. V. A dança na Escola deve proporcionar aos estudantes um autoconhecimento, saber do que eles são capazes de interagir com os outros, corpo e mente, podendo realizar trabalhos em grupos, de criarem e se expressarem de diferentes formas e em diferentes espaços.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento, no qual importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos. Ao perceber e criar formas visuais, está-se trabalhando com elementos específicos da linguagem e suas relações no espaço (bi e tridimensional). Desta forma podemos afirmar que