Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No texto, a sentença “já que o café arábica tem um custo mais elevado devido aos cuidados que precisa ter no cultivo” tem o mesmo significado da sentença da alternativa:
mostrar texto associado
Na sentença “também é importante saber que nem toda fruta é igual”, o vocábulo “que” é:
mostrar texto associado
Os três enunciados abaixo (I, II e III) contêm afirmações sobre os objetivos comunicativos do texto acima. Analise-os e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. Considere, para a resolução da questão, os conteúdos explícitos e implícitos dos enunciados do texto.
I - O autor do texto almeja descrever e diferenciar duas espécies típicas de café produzidas no cerrado brasileiro e, para isso, aponta algumas características de ambas.
II - O autor do texto almeja convencer o leitor a formular uma opinião favorável ou contrária ao sabor do café arábica.
III - O autor do texto discorre sobre os efeitos positivos e negativos do clima da região que se escolhe para o plantio do café do tipo arábica.
A avaliação, enquanto processo, tem como finalidade uma tomada de posição que direcione as providências para a remoção das barreiras identificadas, sejam as que dizem respeito à aprendizagem e/ou à participação dos educandos, sejam as que dizem respeito a outras variáveis extrínsecas a eles e que possam estar interferindo em seu desenvolvimento global. Sobre avaliação, analise as assertivas abaixo:
I. Deve servir, definitivamente, para auxiliar e orientar os educadores nas tomadas de decisões que contribuam para o aprimoramento de respostas adequadas às necessidades dos alunos. II. Faz parte do dia a dia, porém não se aplica a qualquer prática, sendo apenas educacional. III. Implica, sempre, a relação entre quem avalia (avaliador ou avaliadores) e quem é avaliado,
Quais estão INCORRETAS?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivos a oferta do atendimento educacional especializado, a formação dos professores, a participação da família e da comunidade e a articulação intersetorial das políticas públicas para a garantia do acesso dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no ensino regular. Em relação ao público-alvo do AEE, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada grupo de alunos às suas respectivas descrições.
Coluna 1 1. Alunos com deficiência.2. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento.3. Alunos com altas habilidades ou superdotação.
Coluna 2 ( ) Apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. ( ) Têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. ( ) Apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade. ( ) Com autismo ou transtorno desintegrativo da infância (psicoses).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: