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Analise a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A pessoa II, retratada na imagem, possui a síndrome

A Resolução 48/2012 – CEE/AP determina algumas atribuições ao professor da educação especial. A esse respeito, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Assistir o professor de classe comum nas práticas necessárias para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. ( ) Autorizar os deslocamento e planejar a implementação de adaptações necessárias para atendimento de educandos com mobilidade reduzida. ( ) Definir, programar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos pedagógicos e práticas alternativas, adequadas ao trabalho em equipe.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Avalie se, de acordo com o Artigo 16º da Resolução 48/2012 – CEE/AP, o Projeto Político-Pedagógico da escola de Educação Básica deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado, prevendo os seguintes elementos em sua organização:
I. Sala de recursos multifuncionais contendo mobiliário, materiais didáticos, equipamentos, recursos pedagógicos e de acessibilidade específicos. II. Professores de classes comuns e de atendimento educacional especializado, capacitados e/ou especializados, para atender as especificidades dos alunos. III. Distribuição dos alunos com base em uma classificação equitativa, de modo que se beneficiem das diferenças, ampliando e socializando as experiências de todos os alunos.
Está correto o que se afirma em:

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Pessoas com capacidades especiais”, “pessoas com eficiências diferentes”, “pessoas com habilidades diferenciadas”, “pessoas portadoras de deficiência”, “pessoas com disfunção funcional”... Na primeira década do século XXI, a Declaração de Salamanca preconizou a expressão “pessoas com deficiência”, com a qual o valor agregado às pessoas com deficiência passou a ser o do empoderamento e o da responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo à inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência. Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já fecharam a questão: querem ser chamados de “pessoas com deficiência”, em todos os idiomas. Esse termo faz parte do texto da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, adotado pela ONU em 2006, e promulgado por decreto no Brasil em 2009.

Adaptado de SASSAKI, Romeu Kazumi.

Como chamar as pessoas que têm deficiência? (2014)


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios básicos que levaram à defesa da terminologia “pessoas com deficiência”, à exceção de uma. Assinale-a.

A gestão escolar, comprometida com uma educação de qualidade, exige o envolvimento e a participação da comunidade nos processos de planejamento e avaliação dos resultados alcançados, ao mesmo tempo que descentraliza as tomadas de decisão e divide responsabilidades, com intuito de envolver todos os segmentos interessados na construção coletiva das propostas de educação.

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir a respeito da relação entre gestão escolar e compromisso com a qualidade de ensino.

I. A verticalização da gestão escolar é uma medida administrativa que agiliza a tomada de decisão para atender com eficiência todos os envolvidos na escola.

II. O engajamento de todos os setores na elaboração do projeto político-pedagógico, fortalece a autonomia da escola e o compromisso com a qualidade do aprendizado.

III. A gestão democrática da escola favorece a socialização de saberes e a interação comunitária fomentando a participação coletiva para a definição da identidade da escola.


Está correto o que se afirma em: