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O diagrama a seguir mostra a evolução legal da inclusão de pessoas com deficiência no sistema escolar.

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A respeito da evolução dos direitos inclusivos da pessoa com deficiência, assinale a afirmativa correta.

Na tirinha da Turma da Mônica, o personagem Luca enfrenta barreiras na escola.


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A respeito das ações realizadas para garantir a plena e efetiva participação de Luca na escola e na sociedade em igualdade de oportunidades, estabeleça a correspondência entre as medidas listadas a seguir e suas respectivas descrições.


1. Distribuição facilitadora de ambientes e de fluxos

2. Adaptação para acessibilidade

3. Conceito de Desenho Universal


( ) É importante que as rampas construídas em reformas para adequação reservem uma grande área para vencer um ou mais pavimentos, devido à exigência de uma inclinação suave.

( ) É necessário criar espaços inclusivos e diversos, com o objetivo de estabelecer ambientes acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades individuais.

( ) É ideal que os espaços de uso coletivo, como bibliotecas, refeitórios, sanitários e laboratórios, estejam localizados no andar térreo, ou o mais próximo possível das salas de aula.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, de acordo com a Resolução CNE/CEB - no 02/2001, são apresentados serviços de apoio pedagógico especializado, realizados em classes comuns.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma diretriz da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, segundo o Decreto nº 3.298/99.
“De acordo com o Censo Escolar de 2020,62.581 crianças e adolescentes com surdez ou deficiência auditiva estão matriculados na educação básica brasileira. Esses alunos deveriam estar recebendo um atendimento educacional especializado, como previsto na Lei nº 10.436 (2002), que legitimou a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial dos brasileiros com surdez. Mas, segundo especialistas em docência em Libras, educandos com deficiência auditiva continuam apresentando dificuldades de aprendizagem, em função da carência de intérpretes para elas, que acabam ficando à mercê da pedagogia do ensino local”.
Adaptado de “Surdez na escola: os passos da inclusão na educação infantil”. Nexo Jornal,20/01/2022.
A partir dessa reflexão, é correto afirmar que