Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A análise das habilidades motoras depende de uma descrição correta dos movimentos articulares que constituem cada padrão de movimento. A compreensão desses movimentos articulares, em relação ao plano e ao eixo em que são encontrados, é de grande importância para a elaboração de um programa de atividades. Os movimentos ocorrem através de três planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e, por convenção, os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica. O Plano Sagital, por exemplo, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda, e as ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.
mostrar texto associado
Logo após as Duas Grandes Guerras Mundiais, começa a surgir o modelo esportivista na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.
mostrar texto associado
Salto com barreiras é uma prova que requer velocidade dos corredores, além da superação das dez barreiras distribuídas ao longo do percurso. Foi nos jogos olímpicos de 1900, em Paris, que o salto de 400 metros entrou para as Olimpíadas.
mostrar texto associado
A dança na educação escolar é uma oportunidade de desenvolver atividades corporais artísticas na escola, com o objetivo de desenvolver não apenas as capacidades motoras das crianças, mas também as suas capacidades imaginativas e criativas.
mostrar texto associado
Segundo o Ministério da Educação, os temas transversais, adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, estão voltados para a compreensão e a construção da realidade social, dos direitos e das responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, bem como a afirmação do princípio da participação política.