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Um professor de Educação Física percebeu, ao trabalhar com uma turma de treinamento de basquetebol, que Adônis, um adolescente de 15 anos de idade, se dedicava bastante aos treinos e aos jogos e que essa dedicação era mais intensa quando Flora, uma garota da mesma idade, estava na plateia. Seus colegas comentaram com o professor que Adônis se esforçava mais porque queria mostrar bom desempenho esportivo e, com isso, chamar a atenção de Flora.

No livro de De Rose Jr. (2009), o fenômeno psicológico que se observa em Adônis na situação descrita é denominado pela psicologia do esporte como

Atualmente se fala sobre a necessidade de compreender os significados da relação entre os meios naturais e a prática de esportes. Marinho (2011) menciona estudos que tipificam os praticantes de esportes ao ar livre e em contato com a natureza como Bambis ou como Rambos. Esses dois tipos são

Kunz (1994), ao analisar a educação da infância, o esporte de uma forma geral na formação de pessoas, e o esporte de rendimento, menciona dois problemas que, sob a ótica pedagógica, julga serem os mais graves, pois provocam rendimento escolar deficiente e outras consequências de ordem física, moral e emocional. Tais problemas, segundo ele, devem ser enfrentados pelos educadores.


São eles:

Esse esporte é muito antigo e historiadores relatam práticas que podem ter dado origem a ele em diversos lugares, tais como China, Japão, Grécia, Inglaterra, etc. No Brasil, sua criação é atribuída a Charles Miller, que teria trazido essa prática da Inglaterra, apesar de historiadores mencionarem que sua origem se deve à prática na praia de Botafogo, Rio de Janeiro, por marinheiros ingleses que vieram para o Brasil ou de trabalhadores das fábricas de São Paulo dessa mesma nacionalidade. Logo se expandiu e passou a ser praticado também pelas elites.


Esse histórico refere-se à origem do

Uma folha quadrada de papel, com 20 cm de lado, foi recortada conforme mostra a figura.

O perímetro dessa folha, após o recorte, é de