Filtrar


Questões por página:

“A estética também promove a crítica a qualquer forma estereotipada e reducionista de expressão humana” (MELLO,1998).

De acordo com essa afirmativa, selecione as alternativas corretas que complementam o pensamento do autor:

I. O fundamento estético, por sua vez, alicerça-se, sobretudo, na sensibilidade humana.

II. A estética, valorizando a afetividade e o prazer, estimula a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, elementos essenciais para nossa convivência com a incerteza, o imprevisível e o diferente.

III. Auxilia os sujeitos a reconhecer e a valorizar a diversidade cultural, a qualidade das produções humanas, seja em serviços, bens ou conhecimentos, e a buscar o aprimoramento permanente

IV. A estética promove a manutenção dos paradigmas e a organização dos espaços com o objetivo de controlar as ações do sujeito.

Estão corretas:

Segundo Mello (1998) o fundamento estético, alicerça-se, sobretudo, na sensibilidade humana. Nessa perspectiva, os elementos essenciais que a estética valoriza são:

Na perspectiva da educação cidadã, é importante observar que alguns princípios devem nortear a formação humana dos educandos, de maneira que eles compreendam o significado e a importância de outros valores, como a _________, a cooperação, a __________, a humildade, o respeito mútuo, a tolerância, dentre outros. Sem esses __________, a vida social se deteriora.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com Pinto (1995) o comportamento lúdico como experiência cultural confere sentido à ação. Considerando a alegria como essência, o lúdico como divertimento conscientemente levado a sério pelos seus participantes, podemos dizer que são características fundamentais da vivência lúdica EXCETO:

Leia atentamente o texto abaixo e classifique as alternativas em V (verdadeiro) ou F (falso):

Apesar da Capoeira ser um dos conteúdo previsto pelos PCN’s da Educação Física, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, e desde 2003 encontrar amparo na lei 10.639/03 (atual lei 11.645/08), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, inserindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira”, vemos que a Capoeira, apesar de despertar o interesse tanto por parte dos alunos quanto dos professores, ainda é um tema pouco trabalhado e explorado pelo ensino brasileiro. Observou-se que tais fatos ocorrem devido aos mais variados motivos, dentre eles podemos destacar:

( ) A valorização da cultura afro por parte dos docentes que faz com que a manifestação cultural seja tematizada com profundidade na maioria das escolas brasileiras. Tal fato advém de uma formação superior completa e que valoriza o saber cultural e corporal das camadas mais discriminadas da sociedade.

( ) Os vários anos de discriminação sofrida por essa arte em nossa sociedade, a falta de intimidade dos professores de educação física com o conhecimento inerente a essa área, o que é reflexo da forma como o ensino superior vem tratando a construção desse saber em suas grades curriculares.

( ) Devido ao conhecimento pertinente a essa arte fazer parte de um rol de saberes construídos de forma diferenciada do conhecimento acadêmico, pois o saber da Capoeiragem faz parte do universo da cultura popular, o que é muito valorizado pela elite pensante, é amplamente explorado pelo ensino superior para colaborar com a formação dos profissionais de educação física.

( ) A capoeira é amplamente difundida nos meios acadêmicos e trabalhada nas escolas, a afirmativa do enunciado está incorreta.

Assinale a sequência correta