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Entender o próprio homem e tudo que o rodeia sem recorrer aos deuses era o objetivo inicial das ciências humanas. Visa-se a sistematização do conhecimento, o abandono dos mitos e a gradual substituição pela racionalização. A amplitude do conhecimento humano não pode ser razão de limitação do conhecer, antes, deveria permitir compor uma constante ampliação de competências aos profissionais de todas as áreas. As facilidades tecnológicas e de comunicação, em si, compõem grandes oportunidades de interações e diálogos, sobretudo, em meio à estrutura do sistema capitalista fordista. Contudo, caso tal sistema traga ausência de uma formação humanizada, poder-se-á gerar consequências desagradáveis nos diversos campos profissionais com prejuízos que se acumulam e avolumam na sociedade. Isto não significa que o teor técnico profissional deva ser abandonado, mas sim, que a formação nas ciências humanas contribua no enriquecimento deste conhecimento, sendo valorizadas, estudadas e aprofundadas. Após leitura e reflexão sobre o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. O texto versa sobre a necessidade de uma formação na qual a humanização, reflexão e o diálogo não sejam colocados de lado em nome da automação funcionalista.
II. Os humanos carecem de uma formação puramente tecnicista em prol de melhor realizarem suas atividades profissionais no mundo globalizado.
III. As ciências humanas – como formação – desenvolve a consciência do mundo, amplia o senso crítico, cria autonomia, capacidade de resolução de problemas de forma integrada e integradora.
IV. O pensamento no âmbito humanista vê o conhecimento e as pessoas como parte de um todo sistêmico.

Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir de Albert Einstein, extraído do livro Como Vejo o Mundo, da editora Nova Fronteira.
“Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro o por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas. E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida — corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito.”
A partir da leitura, podemos afirmar que o texto apresenta o seguinte tipo de conhecimento:
Leia atentamente o trecho a seguir.
“- Meu pai! Disse João Aguiar com um tom de ressentimento que fez pasmar o comendador. - Que é? Perguntou este. João Aguiar não respondeu. O comendador arrugou a testa e interrogou o rosto mudo do filho. Não leu, mas adivinhou alguma coisa desastrosa; desastrosa, entenda-se, para os cálculos conjuntopolíticos ou políticos-conjugais, como melhor nome haja. - Dar-se-á caso que... começou a dizer comendador. - Que eu namore? Interrompeu galhofeiramente o filho.”
(ASSIS, Machado. Contos.26ª ed. São Paulo: Ed. Ática,2002, p.43).

Correlacionando ao texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. O texto apresenta um discurso direto pois o narrador introduz a fala das personagens - um pai e um filho - em seguida, passa a palavra a elas e as deixa falar.
II. O texto apresenta um discurso direto pois as personagens falam, conversam entre si, expõem ideias. Quando o narrador conta o que elas disseram, insere na narrativa uma fala que não é de sua autoria.
III. O texto apresenta um discurso direto pois a fala das personagens é anunciada por um verbo que pode vir antes, no meio ou depois da fala das personagens. A fala das personagens aparece nitidamente separada da fala do narrador.
Assinale a alternativa correta.
Compreendemos a linguagem como um fenômeno que nos capacita para a comunicação. A correta aprendizagem da linguagem verbal contribui para o entendimento de conteúdos indispensáveis na formação do alunado. Ademais, ainda existe a chamada linguagem não verbal que apresenta a mesma relevância em sala de aula, principalmente, ao longo dos desafios que cada geração apresenta ao chegar em idade escolar. Sobre linguagem verbal e não verbal, analise as afirmativas a seguir.
I. Um texto narrado e um debate em sala de aula são considerados linguagem verbais.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada uma linguagem verbal.
III. A linguagem em Braile é uma forma de comunicação não verbal.
IV. Uma placa de sinalização que contém uma figura é exemplo de linguagem não verbal.

Assinale a alternativa correta.
A respeito do Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, assinale a alternativa correta.