Questões de Concurso
Filtrar
2.535 Questões de concurso encontradas
Página 152 de 507
Questões por página:
Analise o mapa abaixo e leia o texto que o segue.
“A Parceria Econômica Global Abrangente (RCEP) é um acordo de livre comércio entre 15 países da região Ásia-Pacífico. Esse novo bloco econômico corresponde a mais de 30% do PIB mundial e quase ? da população do planeta, além de reunir muitas das maiores e mais pujantes economias da região Ásia-Pacífico, as quais deixaram diferenças geopolíticas de lado para concretizar o acordo. Após mais de trinta rodadas de negociações, iniciadas no final de 2011, quando foi introduzida a ideia da RECP, o acordo finalmente foi assinado em 15 de novembro de 2020”.
Disponível em: <https://www.fazcomex.com.br/blog/rcep-formado-o-maior-bloco-comercial-do-mundo/>.
Acesso em: 18 jan.2021.
A parceria destacada no texto visa a
I. Dentre as situações que podem ser consideradas como pluriativas, pode-se citar o caso de agroindústrias que são instaladas dentro das propriedades rurais, para beneficiar e processar a própria matéria-prima ali cultivada.
II. Uma das tendências observáveis nesse fenômeno é a redução do número de trabalhadores agrícolas que lidam diretamente na produção e que representam um número até inferior em relação à população rural de um país ou região.
III. Trata-se de um fenômeno que ocorre nas economias capitalistas mais avançadas, presente nos Estados Unidos, na União Europeia e no Japão, principalmente na agricultura patronal, cada vez mais tecnificada.
IV. O fenômeno em questão torna cada vez mais tênue os limites tradicionais entre os conceitos de urbano e de rural, dada a crescente modernização e relação de dependência entre o campo e a cidade.
Estão corretas apenas as afirmativas
Analise a tabela a seguir:
(Tabela autoral com base em: : <http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2019.pdf> . Acesso em: 16 jan.
2021. e em: Index Mundi. Disponível em: <https://www.indexmundi.com/g/r.aspx?v=21000&l=pt>.
Acesso em: 18 jan.2021.).
Sobre os dados apresentados, leia as seguintes afirmações:
I. A densidade demográfica, por ser um dado puramente aritmético, não determina o nível de desenvolvimento de um país ou território, pois esse desenvolvimento é influenciado por fatores de ordem econômica, social e/ou política.
II. O superpovoamento ocorre quando uma elevada densidade demográfica pode agravar o já baixo padrão de vida em um país subdesenvolvido, dado o desequilíbrio entre a população e os recursos disponíveis, como é o caso de Bangladesh e Maldivas, por exemplo.
III. O subpovoamento é o oposto do superpovoamento, pois significa que uma baixa densidade demográfica proporciona um alto desenvolvimento humano, como é o caso de Canadá, Islândia e Austrália, países de elevado IDH.
Está (ão) correta (s) apenas a (s) afirmativa (s)
Paraíba é estado com maior número de regiões metropolitanas, diz IBGE
A Paraíba é o estado com maior número de regiões metropolitanas, com 12, de acordo com a pesquisa Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (17). A pesquisa aponta que o país tem 74 regiões metropolitanas. Atrás da Paraíba, aparece Santa Catarina, com 11, Alagoas, com nove, e Paraná, com oito.
(R7 Notícias. Seção Economia,17 nov.2020. Disponível em: <https://noticias.r7.com/economia/paraiba-e-estado-com-maior-numero-de-regioes-metropolitanas-diz-ibge-17112020>. Acesso em: 17 jan.2021.).
A referida notícia expõe um processo que vem acontecendo na rede urbana brasileira ao longo dos últimos anos, em várias das Unidades da Federação.
Tal processo é predominantemente estimulado pelo(a)
Disponível em:<https://ibeu.observatoriodasmetropoles.net.br/ibeu-global/> Acesso em outubro de 2021)
Sobre as metrópoles contemporâneas, considere as afirmativas a seguir:
I. As metrópoles possuem, ao mesmo tempo, semelhanças e diferenças em sua configuração espacial, na sua história e nas desigualdades existentes.
II. Forma, função, estrutura e processo são conceitos trazidos por Henri Lefebvre, os quais ajudam a entender a produção do espaço urbano. Tais elementos são passíveis de mudanças e adaptações no decorrer da História, na medida em que ocorrem novas formas de apropriação do capital e das forças de produção.
III. A fragmentação do espaço urbano que ocorre nas metrópoles consiste nas formas de diversificação socioespacial, dada a multiplicidade de agentes e culturas que formam e dão vida às cidades, possibilitando a sua unidade.
IV. A hierarquização do espaço urbano remete à apropriação desigual dos espaços metropolitanos pela economia capitalista e culmina em um processo de divisão territorial do trabalho cada vez mais aprofundada.
V. A disseminação das redes materiais e imateriais contribuem para homogeneizar certas condições de produção no espaço, bem como para facilitar os fluxos entre as diferentes áreas e entre diferentes núcleos urbanos.
Estão corretas apenas as afirmativas