Filtrar


Questões por página:

(...) “Eles tendem a ser julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, além de várias ‘heranças’, como a postura corporal e a habilidade de falar em público.”


Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1826/pierre-bourdieu-o-investigador-da-desigualdade. Acesso em: 26/12/19


Considerando-se o sentido do recorte de texto acima e o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu sobre a função social da escola, considera-se que esta

A Revolta dos Malês foi um levante de escravos africanos que ocorreu em janeiro de 1835 em Salvador, Bahia. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os protagonistas dessa revolta eram africanos muçulmanos de língua iorubá. ( ) Na época da revolta a Bahia concentrava um quinto da população brasileira. ( ) Diferente de outras revoltas do período no Brasil, a revolta dos Malês foi pouco marcada por castigos físicos e condenações à morte, em virtude de um alinhamento entre líderes da revolta e os senhores de escravos. ( ) Os malês, que eram muçulmanos de origem iorubá, organizaram-se a partir de núcleos islâmicos espalhados ela cidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Assim, dentro de um espírito antropológico, proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada – e imaginada como sendo intrinsicamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana. Ela é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula das nações jamais conhecerão, encontrarão ou nem sequer ouvirão falar da maioria de seus companheiros, embora todos tenham em mente a imagem viva da comunhão entre eles”.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p.32.


O excerto tenta dar conta de como uma nação pode ser concebida com uma profunda identificação horizontal entre as pessoas, embora existam desigualdades na exploração de cada uma delas dentro de cada nação correspondente.
A respeito da identidade nacional brasileira, assinale a alternativa incorreta.
“Na verdade, a agricultura brasileira só começou a existir concretamente como setor econômico diferenciado a partir da independência política do país e, principalmente, da formação em seu interior de uma economia de mercado. (...) Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal e apêndice do seu mercado interno, as atividades agrícolas aqui existentes nunca chegaram a constituir-se num setor econômico claramente delimitado”.
SZMRECSÁNYI, Tamás. Pequena história da agricultura no Brasil. São Paulo: Contexto,1990, p.11.


Analise as afirmativas abaixo.
I. As primeiras práticas agrícolas depois da incursão europeia no país tinham caráter intermitente e confundiam-se com as atividades do próprio extrativismo. II. O caráter nômade e extrativista das primeiras práticas agrícolas no país após a incursão europeia parece ter moldado um tipo de colonização muito mais direcionado ao enriquecimento rápido através da exploração dos recursos naturais e do trabalho de bases servis. III. Os componentes fundamentais da organização social do Brasil-Colônia foram a grande propriedade fundiária, a monocultura de exportação e o trabalho escravo.


Assinale a alternativa correta.
“Certas tribos Tupi mais adiantadas já experimentavam a pequena lavoura de raízes comestíveis e duas espécies de milho quando os europeus chegaram. Também conheciam três ou cinco espécies de feijão, variedades de pimenta, abóbora, banana, caju e mamão, entre outras frutas. Sabiam preparar o campo para o plantio pela queima do mato, a coivara, técnica também praticada na península Ibérica e utilizada nas terras do Brasil. Pergunta-se: o que ficou da cultura material indígena na vida baiana?”
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia.11. ed. São Paulo: Ed. da UNESP; Salvador: EDUFPA,2008, p.25.


Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não exemplifica um elemento da cultura material dos povos anteriores à chegada dos europeus que passaram a fazer parte da história da sociedade baiana.