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Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”.

CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v.21, n.2, jul./dez.2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853


O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele

Leia atentamente os seguintes excertos:


“A Lei de terras decretada no Brasil em 1850 proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, colocando um fim às formas tradicionais de adquirir terras mediante posse e mediante doações da Coroa”;

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos,7. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,1999, p.171.


“Abolido o trabalho escravo, praticamente em nenhuma parte houve modificações de real significação na forma de organização da produção e mesmo na distribuição da renda”.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional,1967, p.149.


Relacionando-se os excertos acima aos resultados do processo de abolição da escravatura no Brasil, pode-se afirmar com precisão que

No que diz respeito à Guerra de Canudos, pode-se afirmar corretamente que
Quanto ao quadro econômico, político e social do Segundo Reinado é correto afirmar que
Segundo Maria Idalina Pires, em seu Dicionário de Datas da História do Brasil, entre 1650 e 1720 ocorreu a Guerra dos Bárbaros, episódio da história colonial brasileira que marcou