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Com relação à história do processo de construção da experiência da cidadania no Brasil, todas as proposições abaixo referem-se a temáticas passíveis de serem exploradas em sala de aula, EXCETO:

A temática da cidadania envolve, no campo das ciências sociais, duas noções-chave, com as quais a educação histórica deve se encontrar comprometida.

Assinale a opção em que essas duas noções se encontram CORRETAMENTE explicitadas:

Afirmando ser o conceito de cultura popular não apenas válido, mas também útil ao profissional de história – especialmente no que diz respeito à história ensinada – a historiadora Martha Abreu acentua a importância de se conhecer “a história do conceito de cultura popular e dos significados políticos e teóricos que este recebeu ao longo do tempo, sempre historicamente construídos ou inventados”.

A respeito dos diversos sentidos assumidos ao longo de nossa história para o termo cultura popular, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

A ideia de nação como “comunidade imaginária” coloca para o professor de história o desafio de articular temas controversos tais como identidade, imaginário e nação. Nesse sentido, a abordagem culturalista em História oferece algumas contribuições teóricas.

Assinale a alternativa que aponta soluções possíveis para o trabalho com a questão da identidade e da nacionalidade pela via da História Cultural:

Considerando comparativamente os métodos e as abordagens do paradigma tradicional em História (de orientação positivista) e a escola historiográfica denominada Nova História, faça a correspondência:

I) História tradicional (positivista)

II) Nova História


( ) Enfatiza a investigação dos atos do Estado. Daí sua preocupação, essencialmente, com uma narrativa dos acontecimentos e das ações dos homens de renome, preferencialmente sob o viés do político.

( ) Busca investigar toda a abrangência da atividade humana, imprimindo aos estudos um caráter interdisciplinar.

( ) Fundamenta-se na pesquisa documental, principalmente nos registros oficiais, escritos, emanados do governo e guardados em arquivos.

( ) Preocupa-se tanto com os movimentos coletivos quanto com os individuais sem, no entanto, sublinhá-los como feitos memoráveis de grandes instituições ou de grandes homens.

( ) Dedica-se a estudos e temáticas que sublinharam o protagonismo de grupos e indivíduos considerados marginais, minoritários ou pouco importantes: mulheres, operários, crianças etc.

A alternativa que mostra a ordem CORRETA da numeração da correspondência é: