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“Lembro-me de uma entrevista de um negro em Florianópolis, que dizia em tom exaltado: 'O problema de preconceito no Brasil é que você não tem onde pegar'. É um preconceito alusivo, não explicitamente revelado. Ele aparece da maneira mais surpreendente: o negro chega ao restaurante e fica esperando enquanto o garçom atende a outros; no hotel ouve ''não temos vagas''; as crianças brancas e pretas convivem na escolinha em plena igualdade, até que vem a adolescência e ocorre a demarcação”.
IANNI, Otávio. Octavio Ianni: o preconceito racial no Brasil. Estudos Avançados, vol.18 nº.50 São Paulo: Jan./Apr.2004.
Considerando as reflexões de Otávio Ianni sobre o preconceito racial no Brasil, avalie as seguintes afirmações:
I. O preconceito está disseminado de forma velada na cultura brasileira. As pessoas não nascem preconceituosas, mas aprendem a sê-lo por meio do sistema de reprodução e incorporação de valores socialmente difundidos.
II. Por ser uma estrutura culturalmente internalizada, os preconceitos e as discriminações não são reconhecidos por quem os pratica, o que faz com que seus efeitos sejam minimizados por quem sofre essas discriminações.
III. Pelo fato de, no Brasil, o preconceito ser velado, as práticas discriminatórias nos vários espaços de convivência social são imperceptíveis e não se traduz, em última instância, em fatos verificáveis.
É correto o que se afirma em
“Violência de gênero é [...] uma relação de poder de dominação do homem e de submissão da mulher. Demonstra que os papeis impostos às mulheres e aos homens, consolidados ao longo da história e reforçados pelo patriarcado e sua ideologia, induzem relações violentas entre os sexos e indica que a prática desse tipo de violência não é fruto da natureza, mas sim do processo de socialização das pessoas”
TELES, Maria Amélia de Almeida; MELO, Mônica de. O que é Violência contra a mulher. São Paulo, Brasiliense,2002.
Considerando o texto de Maria Amélia de Almeida Teles e Mônica de Melo, avalie as asserções a seguir.
I. Violência de gênero é uma invenção teórica que mascara as diferenças biológicas e o lugar definido pela natureza entre os sexos.
II. Violência de gênero é socialmente construída e um indicador de dominação e de imposição de um sexo sobre o outro.
III. Violência de gênero é uma prática recentemente incorporada contra os comportamentos reprováveis da mulher na sociedade.
IV. Violência de gênero é considerada como processo ideológico historicamente incorporado e com fundamento na ideologia de submissão religiosa.
É correto o que se afirma somente em
“A ‘função’ de reprodução da escola é uma invariante das sociedades modernas, que precisam encontrar nos veredictos escolares, ratificando as competências e o mérito das pessoas, a justificativa das hierarquias sociais produzidas pelas desigualdades escolares. Consequentemente, a reprodução passaria, primeiro, pela transformação das desigualdades sociais em desigualdades escolares de mesma extensão e, depois, das desigualdades escolares em desigualdades sociais em um circuito idêntico de repetição.”
DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VÉRÉTOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 14, nº 29, jan./abr.2012. p.22-70.
Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.
“[O conceito de classe social] é designado para aplicar o arranjo societário inerente ao sistema de produção capitalista. Neste sentido, a classe social só aparece onde o capitalismo avançou suficientemente para associar, estrutural e dinamicamente, o modo de produção capitalista ao mercado como agência de classificação social e à ordem legal que ambos requerem, fundada na universalização da propriedade privada, na racionalização do direito e na formação de um Estado nacional formalmente representativo.”
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
Com base nas reflexões trazidas por Florestan Fernandes sobre o conceito de classe social, avalie as seguintes afirmações:
I. Classe social está associada ao avanço do modo de produção capitalista e à restrição da propriedade privada sob a hegemonia da dinâmica do poder de mercado sobre o Estado.
II. Um modelo de estruturação social diretamente associado ao modo de produção capitalista, com fundamento legal no direito à propriedade privada, na dinâmica do mercado e na formação de um Estado nacional.
III. Possui uma estratificação típica, na qual a situação econômica regula o privilegiamento positivo ou negativo dos diferentes estratos sociais, condicionando assim, direta ou indiretamente, os processos de concentração social da riqueza, do prestígio e do poder
É correto o que se afirma em
Considerando a concepção metodológica de Max Weber como apresentada em sua obra Economia e sociedade, avalie as sentenças abaixo e a relação entre elas.
I. O que se busca é a compreensão do sentido visado no curso da ação e a explicação dos motivos que a tornaram possível.
PORQUE
II. A compreensão significa em todos os casos a apreensão interpretativa do sentido ou conexão de sentido efetivamente visado (no caso individual); visado em média e aproximadamente (se considerada a massa), ou o sentido ou conexão de sentido a ser construído cientificamente (como tipo ideal).
A respeito dessas asserções, é correto dizer que