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Leia atentamente o seguinte trecho: “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão numa sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria independente de suas manifestações individuais.”
DURKHEIM, Émile. As regras de método sociológico. São Paulo: Martins Fontes,2007.
Sobre o conceito de fato social desenvolvido por Émile Durkheim, é correto afirmar que
Considerando a constituição do saber sociológico como conhecimento científico do mundo social, é correto afirmar que
Atente para o que Norbert Elias diz a seguir sobre processo civilizador: “No curso de séculos, o padrão de comportamento humano, na mesma ocasião, muda muito gradualmente em uma direção específica. Vemos pessoas à mesa, seguimo-las quando vão para a cama ou se envolvem em choques hostis. Nestas e em outras atividades elementares, muda lentamente a maneira como o indivíduo comporta-se e sente. Esta mudança ocorre no rumo de uma "civilização" gradual, mas se a experiência histórica toma mais claro o que esta palavra realmente significa. Mostra, por exemplo, o papel fundamental desempenhado nesse processo civilizador por uma mudança muito específica nos sentimentos de vergonha e delicadeza. Muda o padrão do que a sociedade exige e proíbe. Em conjunto com isto, move-se o patamar do desagrado e medo, socialmente instilados. E desponta a questão dos medos sociogênicos como um dos problemas fundamentais do processo civilizador”.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1994.
Tendo como referência o conceito de processo civilizador de Norbert Elias, analise as seguintes questões:
I. Mudanças no comportamento individual advindas das transformações políticas decorrentes da passagem do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
II. Interiorização das proibições que antes eram impostas de fora e que, lentamente, passam a ser inculcadas pelos indivíduos, modificando a estrutura de suas personalidades.
III. Mudanças nos comportamentos dos indivíduos sob a influência da expansão do cristianismo no ocidente e do consequente controle e correção das condutas individuais e coletivas.
IV. Transformação da economia psíquica que fortalece os mecanismos de autocontrole exercidos sobre as pulsões e emoções individuais e que se deslocaram da coerção social para a autocoerção.
É correto somente o que se consta em
Atente para o seguinte trecho: “‘Estrutura’ e ‘acção’ estão necessariamente relacionadas entre si. As sociedades, comunidades ou grupos apenas têm uma ‘estrutura' na medida em que as pessoas agem de um modo regular e previsível. Por outro lado, a ‘acção’ apenas é possível na medida em que cada um de nós, como indivíduo, possui uma enorme quantidade de conhecimento socialmente estruturado”.
GIDDENS, Anthony. Sociologia.4ª ed. Porto Alegre: Artmed,2005.
Consoante a perspectiva de análise de Antony Giddens, assinale a afirmação verdadeira.
Atente para o que se diz a seguir sobre Sociologia: “A sociologia se distingue por observar as ações humanas como elementos de figurações mais amplas; ou seja, de uma montagem não aleatória de atores reunidos em rede de dependência mútua (dependência considerada o estado no qual a probabilidade de que a ação seja empreendida e as chances de seu sucesso se alterem em função do que sejam os atores, do que façam ou possam fazer). Assim, figurações, redes de dependência mútua, condicionamentos recíprocos da ação e expansão ou confinamento da liberdade dos atores estão entre as mais preeminentes preocupações da sociologia”.
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2010.
A análise de Zygmundo Bauman e Tim May compreende que a Sociologia é uma ciência que