Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“O livro ______, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, também nos fornece alguns indícios a respeito dos efeitos gerados pela ação do dispositivo de mestiçagem. Estudando a personalidade étnica brasileira, ele criou a expressão "homem cordial". Por "homem cordial" ele se refere à lhaneza no trato, à hospitalidade, à generosidade, que definem alguns dos principais traços do caráter do brasileiro. Mas ele faz uma correção logo em seguida: seria engano supor que essas virtudes possam significar "boas maneiras" ou civilidade. São antes de tudo, expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nenhum povo está mais distante de uma vida ritualista, como acontece com os japoneses, do que os brasileiros. Temos um desejo de estabelecer intimidade. Nosso convívio social é regido por uma "ética emotiva". (TADEI, Emanuel,2002).
Max Weber procurou compreender a sociedade a partir dos indivíduos que a formam e de suas ações; para ele as ações individuais influenciam e são influenciadas pelas ações de outros indivíduos, ao que ele chamou de ação social. Assinale a alternativa que melhor descreva a ação social racional com relação a valores, conforme conceito estabelecido por Max Weber.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Em relação ao pensamento de Auguste Comte podemos afirmar que ele estabelece um método de análise, que se quer científico, e que professa uma sequência natural de desenvolvimento social baseada na existência de três estados sociais (como os estados da matéria): ______, ______ e ______.
Para Pierre Bourdieu, sociólogo francês de meados do sec. XX, o conceito de “Habitus” não se refere a:

Sobre racismo estrutural, leia a citação a seguir:


“É verdade que o Brasil é diferente, mas nada é mais equivocado do que concluir que por isso não somos um país racista. É preciso identificar os mitos que fundam as peculiaridades do sistema de opressão operado aqui, e certamente o da democracia racial é o mais conhecido e nocivo deles. Concebido e propagado por sociólogos pertencentes à elite econômica na metade do século XX, esse mito afirma que no Brasil houve a transcendência dos conflitos raciais pela harmonia entre negros e brancos, traduzida na miscigenação e na ausência de leis segregadoras. O livro Casagrande & senzala, de Gilberto Freyre, tornou-se um clássico mundial com a exportação dessa tese (...), mas é preciso ler Freyre criticamente, indo na contramão daqueles que, estimulados pela naturalização da miscigenação forçada durante o período colonial, perpetuam o mito da democracia racial. Essa visão paralisa a prática antirracista, pois romantiza as violências sofridas pela população negra ao escamotear a hierarquia racial com uma falsa ideia de harmonia.” (Djamila Ribeiro, 2019)


Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.