Filtrar


Questões por página:
A questão indígena ganhou uma relevância internacional nos últimos anos. No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, os povos indígenas tiveram reconhecidos seus direitos à propriedade da terra que ocupam historicamente, a manutenção de suas culturas, incluindo hábitos e línguas. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é o órgão da administração federal brasileira responsável pela gestão da política indigenista. Entre suas atribuições está a de monitorar as flutuações demográficas destas populações; através deste trabalho verificou-se um aumento significativo (da ordem de 10,8% aa) na população indígena registrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O aumento das garantias constitucionais incentivou uma maior parcela da população indígena, não residente em áreas protegidas, a autodeclararem-se pertencentes a etnias originárias. ( ) A melhoria das condições materiais e a maior integração civilizatória das populações indígenas foi o principal fator motivador deste aumento populacional. ( ) A pressão de grupos extrativistas, como madeireiros e garimpeiros, sobre as populações indígenas, provoca um aumento na mortalidade destas populações, tanto pelo aumento da criminalidade, como pela piora nas condições médico-sanitárias. ( ) Costumes e tradições indígenas como “pajelança”, “rituais de passagem” e a caça de animais silvestres são fatores que demonstram uma menor evolução civilizatória destes povos quando comparados aos povos europeizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
O processo de formação da sociedade brasileira, afirma Gilberto Freyre, em seu livro “Casa-grande & senzala”, desenvolveu-se sob a égide do patriarcalismo familiar. Na leitura que Jessé Souza realiza do clássico Freyriano, identifica que “a família patriarcal reunia em si toda a sociedade. Não só o elemento dominante, formado pelo senhor e sua família nuclear, mas também os elementos intermediários, constituídos pelo enorme número de bastardos e dependentes, além da base de escravos domésticos.” (Jessé Souza,2019). Na visão de Jessé, essa ampliação do núcleo familiar está ligada ao surgimento de qual extrato social no Brasil Colônia. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Para Karl Marx, as relações de produção estabelecidas historicamente, determinam a maneira pela qual uma parcela minoritária da população apropria-se do excedente de produção gerado pela maioria, através da maisvalia. A este processo histórico, Marx denomina:

Imagem associada para resolução da questão




“É importante situar o suicídio como um fenômeno complexo e multifacetado, de etiologia multifatorial. A amplitude dos fatores envolvidos no comportamento suicida engloba desde fatores distais, como experiências adversas no início da vida e características genéticas e culturais, quanto fatores proximais, como experiências traumáticas e o abuso de substâncias psicoativas. Além disso, é necessário compreender o suicídio como uma experiência individual, marcada pela ambivalência entre a busca da morte, como mecanismo de cessação do sofrimento, e o desejo por socorro.”
O texto acima foi extraído do Boletim Epidemiológico nº 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicado em setembro/2021.
Estabeleça as relações conceituais existentes entre o texto e o gráfico apresentado na figura 1.

Imagem associada para resolução da questão


O uso de pesquisas quantitativas e qualitativas no estudo das relações sociais foi fundamental na estruturação da Sociologia, o que ocorreu a partir dos trabalhos realizados por Émile Durkheim em seu livro Regras do Método Sociológico (1895). Em relação ao tema abordado no gráfico, Durkheim escreveu outro livro, demonstrando a forma que utilizava as pesquisas em seus estudos. Assinale a alternativa que identifica esta obra: