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Figura incontornável a qualquer discussão sobre o mundo do trabalho o conhecimento acerca das reflexões de Karl Marx sobre tal tema. Em uma das melhores sínteses sobre esse assunto, o professor de sociologia da Universidade de Paris-V, Jan Spurk, assevera com contundência que Marx recusa vivamente a ideia de que o trabalho seja um dado natural. O trabalho é forjado, condicionado e socializado para tornar-se a parte efetivamente geradora do valor no âmbito do processo de reprodução ampliada do capital.(Karl Marx, in, MERCURE, D. & SPURK, J (orgs),2005)
O conceito a seguir que perfaz plenamento tal aspecto fundamental é o de:
Alberto Melucci, um dos maiores especialistas sobre movimentos sociais, em seu importante livro A Invenção do Presente: Movimentos Sociais nas Sociedades Complexas, afirma que os conflitos sociais mobilizam atores que lutam para se apropriar da possibilidade de dar sentido ao seu agir. Essa característica fundamental dos movimentos sociais encontra sua síntese no conceito de:
O grande sociólogo e historiador da sociologia Robert Nisbet, em sua consagrada obra denominada A Formação do Pensamento Sociológico, estabelece como vetores essenciais ao surgimento e desenvolvimento da sociologia dois aspectos constitutivos: um desses ele qualifica de “marco intuitivo ou artístico”; o outro consiste na:
No Ensino Fundamental e no Médio, a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essas duas figuras fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. II. possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar. III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. IV. caráter facultativo de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com deficit de rendimento escolar. Estão corretos apenas:
O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado prevendo na sua organização: 1. sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos. 2. cronograma de atendimento aos alunos. 3. profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete, entre outros que atuem no apoio. 4. redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa. Estão corretos: