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“O arranjo corporativista implantado por Getúlio Vargas não criou o movimento sindical, mas seu projeto institucional foi capaz de transformá-lo profundamente. Não foi um modelo pronto, erguido de uma única vez, mas construído a partir de um conjunto de normas que sucederam a criação do Departamento Nacional do Trabalho, em 1931. O legado deste projeto institucional para a cultura do associativismo e consolidação da democracia é ainda hoje objeto de grande controvérsia.” (Cardoso,2007; Silva,2008.)
Tendo por base a história do sindicalismo no Brasil e suas configurações atuais, analise as afirmativas a seguir.
I. O arranjo institucional corporativista contribuiu para atribuir status público aos sindicatos, legitimando-os como representantes dos trabalhadores nas negociações coletivas. II. Na Constituição de 1988 foram introduzidos elementos de liberdade democrática, permitindo, entre outros fatores, a legalização das centrais sindicais. III. Dos direitos fundamentais à greve, a autonomia para a vinculação com partidos principalmente para as doações eleitorais e partidárias é hoje prática legitimada. IV. A manutenção dos sindicatos apenas a nível econômico garantiu a exclusividade da representação dos trabalhadores durante a barganha dos assuntos relativos ao trabalho.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Se esta hipótese fosse demonstrada, a divisão do trabalho desempenharia um papel muito mais importante do que aquele que se lhe atribui ordinariamente. Ela não serviria apenas para dotar nossas sociedades de um luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de sua existência. [...] Por isto mesmo, embora ainda não estejamos em condição de resolver a questão com rigor, pode-se, entretanto, entrever desde agora que, se tal é realmente a função da divisão do trabalho, ela deve ter um caráter moral.” (Durkheim,1973.)
Analisando a questão da divisão do trabalho à luz das teorias de Marx, Weber e DurKheim, é correto afirmar que:
“Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ‘ações sociais’, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e, para analisá-la, é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a análise.” (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm.)
Os tipos ideais servem como modelos e, a partir deles, podemos citar quatro ações fundamentais; assinale a correta.
“A arte manual ultrapassou as fronteiras do pequeno povoado e é produzida em outras localidades da região do Jalapão e cidades do estado. O capim dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro para que não entre em extinção. A colheita é regulamentada por lei que proíbe a saída do material in natura da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando, assim, a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.” (Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2013/10/pecas-de-capim-dourado-valem-mais-que-ouro-na-regiao-do-jalapao.html.)
A primeira aparição do capim dourado como artesanato para um grande público foi em 1993, na primeira edição da FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins), realizada em Palmas-TO, mas sua origem está ligada à
“A ideologia tornou-se mecanismo de desautorização de discurso e suspensão de debates. Tem servido para escancarar os mais íntimos preconceitos [...]. Ela não nasceu hoje, mas nunca esteve tão presente quanto agora. Invenção do século XIX, a ‘ideologia’ circula pelo imaginário contemporâneo como um interruptor, acionado conforme conveniência pra suspender qualquer transformação a ela relacionada.” (Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-ideologia-e-um-delirio-5568.html.)
Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Especificamente na teoria marxista, o termo Ideologia está relacionado: