Filtrar


Questões por página:
Leia e analise a reportagem abaixo.
O drama do desemprego: IBGE mostrou uma taxa de desocupação recorde no país no trimestre.
“Na categorização das grandes angústias da população hoje, logo após as preocupações relacionadas à saúde, com o vírus da covid-19 em plena circulação, o desemprego é o drama que exige as providências mais urgentes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou na quarta-feira uma taxa de desocupação recorde no país no trimestre encerrado em julho, de 13,8%, o que significa a existência de 13,1 milhões de pessoas na busca por trabalho, contingente maior do que o número de habitantes do Rio Grande do Sul”.
(Zero Hora,02/10/2020. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2020/10/o-drama-do-desemprego-ckfrbnovx000y012tb47hfmf0.html>. Acesso em: 28 dez.2020).
Em Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels procuram fazer uma análise do modelo social e econômico da sociedade, no qual
Leia a matéria jornalística disponibilizada por IG São Paulo a seguir:
Comportamento, estética e mais: novelas mantêm tradição de influenciar sociedade
As novelas seguem investindo em temas sociais nos roteiros e não há como negar a grande influência que as produções exercem na vida das pessoas
As produções de novelas estão cada vez mais envolvidas em temas alternativos, causando um grande envolvimento do público, que muitas vezes se deixa levar pelo que vê. A televisão veio para informar, educar e divertir, mas ao longo do tempo foi mexendo mais emocionalmente com as pessoas. Assim sendo, quando os telespectadores se identificam com algum personagem, acabam tentando adotar os estilos parecidos em sua vida, sem se dar conta, que muitas vezes, tudo não passa de uma ficção interpretada por um ator. No entanto, não há como negar a grande influência que as novelas exercem no tecido social, seja na maneira de se vestir, no jeito de abordar um assunto e até mesmo na forma de pensar.
(IG São Paulo,11/03/2018, Disponível em:<https://gente.ig.com.br/tvenovela/2018-03-11/novelas-influenciam-a-sociedade.html> . Acesso em: 27 dez.2020).
A reportagem traz à tona a noção de cultura de massa que ganhou fama na década de 1960 entre os cientistas sociais.
A análise de Cuche sobre essa noção
Leia um fragmento da entrevista de Eliane Brum no jornal El Pais.
Belo Monte: a anatomia de um etnocídio
A procuradora da República Thais Santi conta como a terceira maior hidrelétrica do mundo vai se tornando fato consumado numa operação de suspensão da ordem jurídica, misturando o público e o privado e causando uma catástrofe indígena e ambiental de proporções amazônicas.
[...]
Qual era a cena?
Santi – Era como se fosse um pós-guerra, um holocausto. Os índios não se mexiam. Ficavam parados, esperando, querendo bolacha, pedindo comida, pedindo para construir as casas. Não existia mais medicina tradicional. Eles ficavam pedindo. E eles não conversavam mais entre si, não se reuniam. O único momento em que eles se reuniam era à noite para assistir à novela numa TV de plasma. Então foi brutal. E o lixo na aldeia, a quantidade de lixo era impressionante. Era cabeça de boneca, carrinho de brinquedo jogado, pacote de bolacha, garrafa pet de refrigerante.
(Eliane Brum, El Pais,01/12/14, Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/01/opinion/1417437633_930086.html>. Acesso em: 20 de dez.2020).
A procuradora da República Thais Santi retrata uma cena, compreendida por ela como um processo de etnocídio. É um conceito criado por etnólogos americanistas nos anos sessenta.
A cena descrita pela procuradora ilustra o conceito de etnocídio compreendido pelos etnólogos como
Cuche, em sua obra “A Noção de Cultura nas Ciências Sociais”, faz um importante apanhado histórico sobre a origem e evolução do conceito de cultura nas ciências sociais.
A partir dessa obra, relacione os autores às suas concepções teóricas.
1. Bronislaw Malinowski 2. Claude Lévi-Strauss 3. Franz Boas 4. Edward Tylor
( ) Primeiro antropólogo a fazer pesquisa direta e prolongada com as sociedades primitivas. Constatou que a diferença fundamental entre os grupos humanos é de ordem cultural e não racial.
( ) Cada cultura deve ser analisada a partir, unicamente, dos dados contemporâneos, sendo que cada elemento exerce uma função na totalidade orgânica.
( ) Rompe com as definições individualistas e restritivas de cultura, construindo a dimensão coletiva, sendo a cultura expressão da totalidade da vida social do homem.
( ) Propõe a ideia da invariabilidade da cultura e a função da antropologia em encontrar os elementos universais culturais.
A ordem correta, de preenchimento da coluna, de cima para baixo, referente à correspondência dos autores e suas concepções teóricas, é
Leia e analise a reportagem abaixo.
Quem é o Digital Influencer?
O tamanho da audiência não é o único critério para definir se alguém é um digital influencer.
Um influenciador digital é aquele que tem, além de uma rede consumindo seu conteúdo, pessoas altamente engajadas com aquilo que ele produz. São seguidores que curtem e compartilham, perguntam, votam, pedem por assuntos, comentam e interagem com fotos, vídeos e textos daquele criador de conteúdo.
Seja no YouTube, Instagram ou até em outros canais online, essa relação de proximidade e confiança é o que gera influência real sobre as pessoas. O influencer conquista um papel de autoridade para seus seguidores, estejam eles em qualquer rede social.
(Blog Bume, Disponível em:<https://blog.bume.com/digital-influencer/#:~:text=O%20influencer%20conquista%20um%20papel, muito%20interesse%20no%20que%20dizem> . Acesso em: 27 dez.2020).
O mundo mudou e as relações de consumo estão cada vez mais dinâmicas. Prova disso é a crescente influência de pessoas que, por meio de suas redes sociais, influenciam o consumo e as opiniões de milhões de pessoas que as seguem.
Essa tendência contemporânea condiz com a modernidade líquida, sobre a qual Bauman (1991) destaca que