Filtrar


Questões por página:
Leia e analise o fragmento a seguir.
Mundo pós-covid-19 – ‘Nada será como antes e a estrada não será a mesma’.
A pandemia do coronavírus trouxe profundas transformações em curtíssimo prazo ao nosso modo de vida e costumes. Desde que a ameaça do covid-19 se tornou real, vivemos em uma sociedade que está tomada por inseguranças e medo. Mas afinal, como tudo deve ficar daqui pra frente?
(Jenifer da Silva, EcoDebate,08/07/2020, Disponível em:<https://www.ecodebate.com.br/2020/07/08/mundo-pos-covid-19-nada-sera-como-antes-e-a-estrada-nao-sera-a-mesma/> . Acesso em: 20 dez.2020).
A sociedade está em constante transformação e, dessa forma, a sociologia, enquanto ciência, contribui de forma significativa para a análise desses processos.
Diante da chamada proposta acima em um exercício de explicação sociológica dos conceitos e teorias da sociologia, é correto analisar o contexto da pandemia do Covid-19, ocorrida em 2020, a partir de
Leia o fragmento a seguir.
Alarmante pesquisa mostra que 50,3% dos motoristas admitem dirigir após ingestão de bebida alcoólica.
A Lei Seca tem mais de 10 anos no Brasil. Com ela, qualquer quantidade de álcool no organismo já configura em infração... O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por atualizações de tempos em tempos na tentativa de adaptar normas a fim de tentar diminuir os problemas no trânsito. Por essa razão, desde 2008, o país passou a adotar intolerância ao consumo de bebidas alcoólicas por quem está dirigindo, colocando em vigor a famosa Lei Seca.
(Doutor Multas. Disponível em:<https://doutormultas.jusbrasil.com.br/artigos/663365751/alarmante-pesquisa-mostra-que-50-3-dos-motoristas-admitem-dirigir-apos-ingestao-de-bebida-alcoolica#:~:text=Lei%20Seca-, Alarmante%20pesquisa%20mostra%20que%2050%2C3%25%20dos%20motoristas%20admitem%20di> . Acesso em: 29 dez.2020).
O conjunto de regras de conduta para a convivência em sociedade é um dos principais aspectos da teoria funcionalista de Émile Durkheim.
Ao analisar a notícia descrita acima por meio dos instrumentos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Émile Durkheim, constata-se que
Leia e analise o fragmento da reportagem.
Público de touradas na Espanha cai pela metade em menos de uma década.
“Não é arte, é tortura.” Eis um dos slogans entoados no último fim de semana, na porta de uma arena de touros em Palma de Mallorca (Espanha), por militantes antitouradas. “Liberdade”, berravam de volta os entusiastas da tauromaquia.
A contenda entre os defensores dos direitos dos animais e os aficionados pelo ritual remonta a décadas. Os primeiros contestam com veemência a associação que os segundos tecem entre as corridas bovinas e a quintessência da Espanha —para os amantes, o espetáculo é uma síntese tão aguda da cultura do país quanto o flamenco, por exemplo.
(Lucas Neves, Folha de São Paulo,15/08/2019, Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/publico-de-touradas-na-espanha-cai-pela>. Acesso em: 28 dez.2020).
A Notícia da Folha de São Paulo evidencia a relação entre grupos apoiadores e contrários às touradas na Espanha.
Por meio de qual(is) tipologia(s) de ação social proposta(s) na teoria de Weber podem-se compreender as motivações dos dois grupos?
O ano de 2020 foi marcado por um bombardeio de informações sobre o Coronavírus, sobre a imunidade, sobre doenças e saúde. Frases como: Use máscara e álcool em gel para se proteger e proteger aos outros. Como reforçar sua imunidade contra o coronavírus, ? Fique em casa! Entre outras, foram constantemente vinculadas nas mídias, redes sociais e falas cotidianas. Um universo de excesso de informação e de insegurança afligiu a população brasileira que, em casa, consumia as mensagens midiáticas de todas as redes.
Os referidos aspectos da vida social cotidiana podem ser analisados a partir da evolução da concepção de poder da sociedade disciplinar, para a concepção de poder da sociedade do:
A situação de pandemia do Covid-19 e de isolamento social em 2020 acentuou as transformações que emergem na educação e na comunicação no século XXI. O ensino remoto; a educação a distância; as novas metodologias de educação, como o design Thinking e as metodologias ativas; as novas formas de aprendizagem dos jovens que estudam e ensinam por meio de canais no YouTube são algumas das mudanças na forma de ensinar e aprender do novo século.
Esse espaço de saber corresponde ao que Pierre Lévy definiu como ciberespaço, que consiste em um espaço