Questões de Concurso
Filtrar
1.940 Questões de concurso encontradas
Página 371 de 388
Questões por página:
Questões por página:
Um paciente, durante a dispensação do medicamento na farmácia ambulatorial, queixa-se da ausência do efeito do medicamento que está utilizando. O farmacêutico solicita maiores informações e ele diz que está utilizando Amitriptilina,200 mg por dia, há três semanas, que tomou todos os comprimidos no horário correto e que no momento está usando apenas esse medicamento. Diante do exposto, qual orientação o farmacêutico poderia dar ao paciente?
Um farmacêutico recebe na unidade de dispensação na qual trabalha uma prescrição de uma caixa de morfina 60 mg. Trata-se de uma prescrição comum, em que se observa o nome do paciente e o Cid da doença, além da prescrição em si com a DCB do medicamento, dose e quantidade; também consta data, o nome do médico prescritor acompanhado do carimbo, a identificação do local de emissão da receita e um registro, de próprio punho, onde se lê que as notificações de receita estão em falta no serviço de saúde, bem como justificativa da necessidade urgente do paciente, que apresenta extrema necessidade de controle de dor.
Diante do exposto e considerando a legislação sanitária vigente, qual deve ser a conduta do farmacêutico?
Um farmacêutico recebe uma prescrição de Fenobarbital em receituário Tipo C; avalia todos os campos e identifica que os dados relativos ao comprador, data, prescrição e local da prescrição estão inclusos. Nota-se que tanto o nome do prescritor, sua assinatura e número de registro no conselho profissional estão impressos na prescrição, porém não há carimbo. Nessa situação, qual deve ser a postura do farmacêutico, considerando o direcionamento dado pela Portaria nº 6/1999, que aprova a instrução normativa da Portaria nº 344/1998?
No tratamento de pacientes com hipertensão são utilizadas várias classes de fármacos anti-hipertensivos, todas – a exceção da classe dos inibidores diretos da renina – presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) – 2017. Quanto aos efeitos hemodinâmicos do uso crônico dessas classes de medicamentos, é correto afirmar:
Os comprimidos possuem inúmeras vantagens, tais como boa estabilidade, simplicidade no manuseio, precisão na dosagem, facilidade de administração, entre outros. Tais vantagens explicam o fato de ser essa a forma farmacêutica mais consumida no mundo. Além dos comprimidos de liberação convencional, existem aqueles de liberação modificada. Considerando os sistemas de liberação modificada de fármacos, qual a alternativa correta?