Filtrar


Questões por página:

A biodisponibilidade é um termo que descreve a porcentagem e a velocidade na qual uma dose de um fármaco chega à circulação sistêmica. Tal conceito é sobretudo aplicado na comparação de produtos medicamentosos que têm o mesmo princípio ativo, a mesma indicação terapêutica, as mesmas concentrações, forma farmacêutica e via de administração. Segundo a legislação sanitária brasileira, dadas as afirmativas,


I. Na biodisponibilidade absoluta, é realizada a comparação da biodisponibilidade entre um produto e o produto de referência.

II. Na biodisponibilidade relativa, é realizada a comparação da biodisponibilidade de dois produtos sob um mesmo desenho experimental.

III. Quando um medicamento apresenta a mesma biodisponibilidade da sua versão administrada por via intravenosa, diz-se que ele é bioequivalente.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Qual das alternativas refere-se a uma das características fundamentais da Atenção Farmacêutica?
Segundo a Portaria nº 1.555/2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe diretamente ao Ministério da Saúde a aquisição e o financiamento de quais medicamentos?
O QUALIFAR-SUS tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando a uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada (art.2º Port nº 1.214/2012). Qual das alternativas constitui diretriz do QUALIFAR-SUS?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o uso racional de medicamentos (URM) ocorre quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade. Considerado prioridade pela Política Nacional de Medicamentos, o URM é estimulado por quais ações?