Filtrar


Questões por página:
Um farmacêutico recebe uma prescrição de Fenobarbital em receituário Tipo C; avalia todos os campos e identifica que os dados relativos ao comprador, data, prescrição e local da prescrição estão inclusos. Nota-se que tanto o nome do prescritor, sua assinatura e número de registro no conselho profissional estão impressos na prescrição, porém não há carimbo. Nessa situação, qual deve ser a postura do farmacêutico, considerando o direcionamento dado pela Portaria nº 6/1999, que aprova a instrução normativa da Portaria nº 344/1998?
No tratamento de pacientes com hipertensão são utilizadas várias classes de fármacos anti-hipertensivos, todas – a exceção da classe dos inibidores diretos da renina – presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) – 2017. Quanto aos efeitos hemodinâmicos do uso crônico dessas classes de medicamentos, é correto afirmar:
Os comprimidos possuem inúmeras vantagens, tais como boa estabilidade, simplicidade no manuseio, precisão na dosagem, facilidade de administração, entre outros. Tais vantagens explicam o fato de ser essa a forma farmacêutica mais consumida no mundo. Além dos comprimidos de liberação convencional, existem aqueles de liberação modificada. Considerando os sistemas de liberação modificada de fármacos, qual a alternativa correta?
Como uma etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica, a distribuição de medicamentos apresenta algumas características e requisitos próprios. Identifique a alternativa correta referente à distribuição de medicamentos.

O praziquantel é o fármaco preferido para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies de Schistossoma que infectam seres humanos. Dadas as afirmativas sobre o praziquantel,


I. É prontamente absorvido após administração oral.

II. É considerado inseguro para crianças com idade até 12 anos.

III. Embora seja o fármaco de escolha para o tratamento da esquistossomose, há variação no esquema posológico, porém a dose única de 40 mg/kg assegura índices de cura de 70-95%.


verifica-se que está(ão) correta(s)