Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina,28 anos, queixa-se de dificuldade para engravidar e amenorreia há cerca de um ano e meio. Nega demais queixas. Ao exame físico, foi constatada saída de secreção láctea à expressão mamária, sem outros achados. Solicitada dosagem sérica de prolactina cujo resultado foi de 120,0 ng/mL (nanogramas por mililitro; valor de referência< 30,0 ng/mL). O quadro clínico-laboratorial descrito é mais característico de:
Paciente feminina,32 anos de idade, compareceu ao pronto atendimento queixando-se de batedeira, falta de ar, intolerância ao calor, tremores, insônia, ardência ocular e perda de peso. Referiu que o quadro se iniciou há cerca de um ano, mas se intensificou no último mês. Ao exame físico, apresentava frequência cardíaca de 112 batimentos por minuto, pressão arterial de 160 por 80 mmHg (milímetros de mercúrio), discreta proptose ocular bilateral, mãos quentes, úmidas e trêmulas, além de bócio aparentemente difuso. Solicitados exames laboratoriais que mostraram os seguintes resultados: tiroxina livre (T4L)= 4,8 ng/dL (nanogramas por decilitro; valor de referência= 0,7 - 1,8 ng/dL), hormônio estimulador da tireoide (TSH)= 0,001 mUI/L (miliunidades por litro; valor de referência= 0,4 - 4,5 mUI/L) e anticorpo contra o receptor de TSH (TRAb)= 3,6 UI/L (unidades por litro; valor de referência: < 1,8 UI/L). Assinale a alternativa que contenha os diagnósticos tireoidianos, funcional e etiológico, mais prováveis para a paciente em questão.
O tratamento do hipotireoidismo manifesto, em geral, não envolve grande complexidade. Assinale a alternativa correta em relação a esse tratamento.
Paciente feminina,75 anos de idade, nascida em uma cidade do interior do estado de São Paulo, compareceu à unidade básica de saúde da mesma cidade, queixando-se de astenia, sonolência, intolerância ao frio, diminuição da memória e pele seca. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto, além de edema palpebral bilateral e mucosas descoradas. Solicitados exames laboratoriais que mostraram os seguintes resultados: tiroxina livre (T4L) = 0,4 ng/dL (nanogramas por decilitro; valor de referência= 0,7 - 1,8 ng/dL), hormônio estimulador da tireoide (TSH)= 65,0 mUI/L (miliunidades por litro; valor de referência= 0,4 - 4,5 mUI/L) e anticorpo antitireoperoxidase (TPOAb)= 930,0 UI/mL (unidades por mililitro; valor de referência: < 35,0 UI/mL). Assinale a alternativa que contenha os diagnósticos tireoidianos, funcional e etiológico, mais prováveis para a paciente em questão.
Paciente feminina,78 anos de idade, compareceu ao pronto atendimento queixandose de batedeira intensa há cerca de oito horas, sem outras queixas. Ao exame físico, apresentava frequência cardíaca de 170 batimentos por minuto, além de bócio volumoso, com superfície multinodular. Ao eletrocardiograma, apresentava fibrilação atrial. Solicitados exames laboratoriais que mostraram os seguintes resultados: tiroxina livre (T4L)= 2,8 ng/dL (nanogramas por decilitro; valor de referência= 0,7 - 1,8 ng/dL), hormônio estimulador da tireoide (TSH)= 0,004 mUI/L (miliunidades por litro; valor de referência= 0,4 - 4,5 mUI/L) e anticorpo contra o receptor de TSH (TRAb)= 0,6 UI/L (unidades por litro; valor de referência: < 1,8 UI/L). Assinale a alternativa que contenha o diagnóstico etiológico mais provável para a tireotoxicose apresentada pela paciente em questão.