Filtrar


Questões por página:
Paciente de 60 anos realiza Diálise Peritoneal há cerca de 1 ano. Procurou pronto atendimento com queixa de dor abdominal, náuseas e vômitos e relata que notou turvação do líquido peritoneal. Ao exame físico, apresentava dor intensa à palpação abdominal e dor à descompressão brusca. Temperatura aferida de 39ºC. O líquido peritoneal foi encaminhado ao laboratório. Em relação à peritonite, assinale a alternativa INCORRETA.
A Leptospirose é uma zoonose de distribuição mundial causada pela espiroqueta do gênero Lepstospira. O envolvimento renal é quase universal na leptospirose, mas torna-se relevante na doença de Weil, o tipo mais severo de leptospirose, que se caracteriza por quadro pulmonar grave associado à Insuficiência Renal Aguda (IRA). Em relação à IRA associada e ao quadro clínico relacionado à doença, assinale a alternativa correta.
Sobre o Lúpus e a nefrite lúpica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O pico de incidência do Lúpus ocorre entre os 15-45 anos. ( ) A nefrite lúpica classe V é caracterizada por hipercelularidade mesangial com depósitos imunes mesangiais. ( ) Os corticoesteroides devem ser iniciados em baixas doses com aumento progressivo no tratamento da nefrite lúpica. ( ) A nefrite lúpica afeta igualitariamente ambos os sexos e é três a quatro vezes mais frequente em negros, asiáticos e hispânicos que em caucasianos.
Em relação ao agente etiológico descrito na questão anterior, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente de 40 anos, submetido a transplante renal, evolui com disfunção do enxerto associada à proteinúria não nefrótica cerca de 3 meses após o transplante, sem outros sinais ou sintomas. Foi submetido à biópsia renal. A biópsia, que era constituída por 20 glomérulos com estrutura histológica preservada, mostrou: processo inflamatório intenso e difuso em região intersticial, composto predominantemente por linfócitos e macrófagos. Diversas inclusões virais intratubulares se mostravam positivas à imuno-histoquímica. Capilares peritubulares dilatados com a luz ocupada por linfócitos. O agente etiológico mais provavelmente relacionado é