Filtrar


Questões por página:
A pré-eclampsia é inicialmente detectada na maioria das mulheres pelo aparecimento de hipertensão arterial após a vigésima semana de gestação. Os sintomas podem incluir cefaleia, convulsões, dor epigástrica, oligúria, hemorragia causada por coagulação intravascular disseminada (CIVD), entre outros. Dentre as medicações de escolha para o manejo da hipertensão na préeclampsia, NÃO se inclui
Considere as seguintes alterações encontradas na insuficiência renal aguda (IRA):
1. Sódio urinário < 20 meq/L; 2. Fração de excreção de sódio > 1%; 3. Osmolaridade urinária > 500mOs/L; 4. Densidade urinária < 1.020.
Das alterações apresentadas, são encontradas na IRA PRÉ-RENAL:
Dentre as manifestações clínicas da hipocalcemia, é possível encontrar um sinal clínico que se caracteriza por um espasmo carpal em resposta à isquemia do antebraço causada pela insuflação da braçadeira do esfignomanômetro. Qual é esse sinal?
Paciente de 50 anos, portador de Plasmocitoma Extramedular, é admitido na emergência com quadro de rinorreia e epistaxe, associado à fraqueza e hiporexia. Ao exame físico, apresentava sinais de desidratação. Em exames laboratoriais, detectou-se Cálcio plasmático de 14.1mg/dL. Prontamente, instituiu-se hidratação com solução salina isotônica. Dentre os medicamentos listados a seguir, qual seria a primeira escolha para pacientes com hipercalcemia relacionada ao câncer?
A injúria renal aguda (IRA) é uma síndrome clínica caracterizada por declínio abrupto da taxa de filtração glomerular (TFG) suficiente para diminuir a eliminação de produtos nitrogenados (ureia e creatinina) e outras toxinas. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.