Filtrar


Questões por página:
A água disponível às plantas, classicamente definida como uma característica estática, representa a quantidade de água que um solo poderia reter ou armazenar (nesta ordem) entre
Existe um termo técnico que trata da medida de água no solo que é definido como a relação entre o volume da solução e o volume total de poros, sendo que, quando o volume de poros está totalmente cheio de solução, diz-se que esta razão é 100%. Este termo técnico é denominado razão de:
Um dos critérios mais simples de recomendação de calagem, que se prende ao fato do elemento químico trocável ser considerado um dos principais componentes relacionados à acidez dos solos, é baseado na neutralização do elemento químico:
Solos com pH acima de 7 são considerados:
O conceito químico mais simples de ácido pode ilustrar as ideias relacionadas à acidez dos solos. Ácidos são substâncias que, em solução aquosa, liberam íons hidrogênio (H+ ). Ácidos fortes dissociam-se completamente de ácidos fracos (que se assemelham mais aos problemas de acidez em solos) que se dissociam muito pouco. Pela pouca dissociação de ácidos fracos, ocorrem nas soluções aquosas concentrações muito baixas de H+, que são de difícil representação em frações decimais. O conceito de pH foi introduzido para representar a concentração de H+ . Assim, para uma concentração 0,000001 molar ou 10-6 M em H+, o pH será 6. A escala de pH varia de 0 até o valor de: